Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CNN Brasil critica possível empréstimo de Lula à Argentina: “Mais calote”

Canal se destaca por análises profundas e coerentes a respeito do uso do dinheiro público

25 jan 2023 - 13h34
Compartilhar
Exibir comentários

“Se há interesse dos empresários e do governo e nós temos um banco de desenvolvimento para isso, quero dizer que vamos criar as condições para fazermos o financiamento que a gente puder fazer para ajudar no gasoduto argentino”, afirmou Lula em Buenos Aires.

O eventual uso de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em um País em profunda crise econômica foi bem explorado pelo jornalismo da CNN Brasil.

A comentarista do ‘WW’, Raquel Landim, e a âncora do ‘CNN Money’, Thaís Herédia, apresentaram números do calote de Cuba e Venezuela a financiamentos concedidos pelo BNDES em governos do PT.

“Quem pagou foi você, que está nos assistindo, porque sobrou para o contribuinte brasileiro”, disse Thaís. Segundos dados mostrados no canal, o banco brasileiro emprestou 2,1 bilhão de dólares (R$ 10,8 bilhões em valores atuais) aos dois Países.

O atraso nos pagamentos fez o BNDES acionar o FGE (Fundo de Garantia à Exportação) do Tesouro Nacional, ou seja, o dinheiro do governo foi usado para cobrir o rombo produzido pela inadimplência de cubanos e venezuelanos.

A respeito do hipotético empréstimo para a construção do gasoduto Vaca Muerta, que ligaria a Patagônia ao Brasil, a emissora ouviu o estrategista chefe do Banco Voiter, Roberto Dumas.

“Caso a Argentina acabe não pagando, quem vai pagar é o Tesouro Nacional. O Tesouro Nacional somos nós, é o governo brasileiro... Quem montou o Fundo Garantidor foi a população brasileira”, explicou o especialista.

“Nós estamos falando de um País (a Argentina) que está absolutamente quebrado. Não tem como a gente achar que vai fazer negócios com ele e não vai perder dinheiro. Simplesmente, ele não tem condições de pagar.”

No ‘WW’, o analista internacional Lourival Sant’Anna ressaltou o que pode acontecer se o BNDES realmente financiar o bilionário gasoduto dos vizinhos.

“Mais calote vem aí, né? Porque a Argentina não tem dólares (de reservas). Nós vamos ficar com pesos argentinos, que só servem para comprar produtos argentinos, portanto, vamos ficar presos a um esquema de escambo”, disse.

“E nesse esquema de investimentos brasileiros vamos deslocar dinheiro do contribuinte brasileiro para obras de infraestrutura (em nações vizinhas) sendo que o nosso País precisa de obras de infraestrutura.”

O âncora William Waack fez um deboche ao comentar o encontro de Lula com o presidente de Cuba Miguel Díaz-Canel em Buenos Aires. “Será que ele tratou o ditador cubano como meu... ‘Cadê meu dinheiro?’ Somos credores.”

Nos últimos dias, nenhuma outra emissora de notícias tratou esse tema relevante – o uso do dinheiro público em financiamentos a Países caloteiros – com a profundidade vista na CNN Brasil.

Na GloboNews, por exemplo, os principais comentaristas de economia apresentam uma tendência a ‘passar pano’ para Lula, deixando de fazer a necessária crítica ao mau uso de recursos procedentes dos impostos pagos pelos brasileiros.

Thaís Herédia mostrou o rombo financeiro no Tesouro brasileiro produzido pela inadimplência de Cuba e Venezuela
Thaís Herédia mostrou o rombo financeiro no Tesouro brasileiro produzido pela inadimplência de Cuba e Venezuela
Foto: Reprodução
Os analistas do 'WW' se destacam ao traduzir a política e a economia para o telespectador comum
Os analistas do 'WW' se destacam ao traduzir a política e a economia para o telespectador comum
Foto: Reprodução
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade