Claudia Cruz vira 'cult' na TV e mantém amizade com globais
Quando um personagem polêmico ganha paródia em programa de humor, e vira fonte de incontáveis montagens e 'memes' nas redes sociais, trata-se de prova inegável que se tornou 'cult' ou algo parecido.
Foi o que aconteceu com a jornalista Claudia Cruz, mulher do deputado federal e presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha. Ela não aparece apenas em reportagens de telejornais sobre a Operação Lava Jato. Passou a frequentar, ainda que involuntariamente, atrações cômicas.
No sábado (25), o Zorra exibiu releitura debochada de 'A Nova Loira do Tchan', sucesso do grupo É o Tchan. Em 'A Nova Loira do Trust', Dani Calabresa incorporou uma dondoca viciada em artigos de luxo em alusão inconfundível a Claudia Cruz, famosa por fazer compras em lojas de grifes caríssimas, pagas com dinheiro do tal trust mantido pelo casal Cunha no exterior.
'A nova loira do trust é rica de sonegar / É rica, só quer gastar / É rica!', diz a letra adaptada. A caracterização física da humorista foi ressaltada pelos olhos arregalados, marca registrada da ex-apresentadora do Jornal Hoje. Calabresa também enrijeceu os músculos do rosto, como se tivesse sido vítima de uma overdose de Botox.
Essa inspirada paródia representa bem a fase atual do Zorra. Rico em roteiros inteligentes, atuações afiadas, piadas realmente engraçadas e produção de arte caprichada, o humorístico não lembra em nada aquele festival de cenas constrangedoras anterior à reformulação realizada em maio de 2015. A qualidade do programa resulta em ótima média de 18 pontos de audiência este ano.
O sucesso da imitação de Claudia Cruz foi tamanho que ela, ou melhor, Dani Calabresa, deve ressurgir em breve em outras situações de escárnio. Enquanto isso, a Claudia Cruz original continua evitando a imprensa. Mas não consegue se desvencilhar dos paparazzi e de anônimos que a reconhecem por aí - em shoppings e restaurantes, principalmente -, fazem fotos com o celular e as divulgam nas redes sociais.
Por falar nelas, a página da jornalista no Facebook continua ativa, mas com a timeline bloqueada para evitar que seus posts sejam vistos por quem não esteja entre seus 800 amigos.
Virtualmente, a ex-âncora da Globo mantém amizade com antigas colegas de emissora, como as apresentadoras Ana Paula Araújo, Carla Vilhena e Monica Waldvogel - todas já anunciaram na TV matérias sobre as citações de Claudia Cruz no processo comandado pelo juiz Sergio Moro.
Amigas, amigas, negócios à parte.