PUBLICIDADE

Um tour pela suíte de Jair Bolsonaro no avião presidencial

Airbus usado pelo Chefe de Estado dispõe de estrutura confortável para viagens de longa distância

6 nov 2020 10h22
ver comentários
Publicidade

Em atividade desde janeiro de 2005, o principal avião que serve a Presidência da República é o VC-1, conhecido também como Força Aérea 01 (‘Brazilian Air Force One’, em voos internacionais) e batizado oficialmente ‘Santos Dumont’, em homenagem ao brasileiro inventor do avião. Trata-se de um Airbus A319CJ produzido em Hamburgo, na Alemanha.

Bolsonaro já usou o A319 VC-1 em viagens a mais de 10 Países, entre eles os Estados Unidos, a Suíça, a China e o Japão
Bolsonaro já usou o A319 VC-1 em viagens a mais de 10 Países, entre eles os Estados Unidos, a Suíça, a China e o Japão
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

A aeronave idealizada para ser um posto de comando sobre as nuvens possui três divisões. A primeira, junto ao cockpit onde ficam os pilotos e a galley (cozinha), é de uso exclusivo do presidente. Possui um escritório, uma sala de reunião, um escritório ocupado pelo serviço de segurança e a suíte.

Logo atrás fica uma área para autoridades (ministros, convidados de honra), assessores próximos e eventuais familiares do chefe de Estado. Em seguida, um amplo espaço configurado como classe Executiva para jornalistas e outros convidados.

O avião possui várias modificações, como uma unidade extra de potência capaz de ligar os motores em solo ou em voo no caso de pane e equipamentos médicos similares aos de uma UTI para socorro emergencial a bordo. Há ainda moderno sistema de comunicação para que o presidente se mantenha atualizado a respeito de tudo o que acontece no planeta.

Por ter autonomia em torno de 8.000 km, o A319 presidencial exige escala para reabastecimento em longas viagens. Por isso, a FAB operou um Boeing 767 alugado durante algum tempo. Michel Temer viajou em várias ocasiões. A aeronave foi devolvida antes que Bolsonaro pudesse usá-la.

Há expectativa de que a Presidência assine em breve novo contrato de locação para ter um avião maior e com mais recursos que o atual Airbus ‘Santos Dumont’.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade