PUBLICIDADE

Sou negra, ex-‘BBB’ e feliz por atuar, diz Vanessa Pascale

Atriz de novelas protagoniza peça de genial dramaturgo assassinado por ser gay

28 ago 2018 - 16h00
Compartilhar
Exibir comentários

O espanhol Federico García Lorca foi morto aos 38 anos, em 1936, em razão de ser homossexual e por suas posições políticas. Mais do que um autor magistral, tornou-se um ícone contra a intolerância.

Vanessa Pascale encena textos de García Lorca em teatro carioca
Vanessa Pascale encena textos de García Lorca em teatro carioca
Foto: Bernardo Santos / Divulgação

Os atores Vanessa Pascale e Paulo Guidelly estão em cartaz no Rio com Teatro Breve de García Lorca, espetáculo da Cia Noir Sur Blanc, que reúne três textos do dramaturgo.

A peça poética, com forte mensagem pacifista e de redescoberta das virtudes humanas, é dirigida pela francesa Brigitte Bentolila, conhecida por assinar montagens de destaque, como Hamlet é Negro e Os Negros.

Vanessa Pascale, vice-campeã do Big Brother Brasil, em 2002, tem no currículo vários trabalhos na TV. Recentemente fez uma participação em Malhação: Vidas Brasileiras. Antes, foi vista em Totalmente Demais (2015) e Da Cor do Pecado (2004), entre outros trabalhos.

A atriz, famosa pelo carisma contagiante, conversou com o blog a respeito de carreira, presença de artistas negros na teledramaturgia e Teatro Breve de García Lorca.

Lorca foi um gênio, morto por ser gay e contestador. Qual a importância dessa montagem em tempos de tanto radicalismo?

A vida de um grande artista foi tirada por uma intolerância que persiste até hoje. Montando a obra de Lorca, fortalecemos a sua arte e o seu nome, que não de ser apagado jamais. Teatro Breve nunca havia sido montado no Brasil. É um espetáculo que traduz a alma e a vida deste poeta, compositor, pintor e dramaturgo. 

Um espetáculo protagonizado por negros, numa sociedade ainda tão racista, passa qual mensagem?

Brigitte Bentolila, nossa diretora, nos escolheu para este espetáculo numa audição aberta para todas as etnias. A mensagem é: escolha um profissional por sua capacidade e não por sua etnia. 

Ex-participantes de reality show são frequentemente alvos de preconceito e descrédito. Já sofreu discriminação no meio artístico por ter se tornado famosa no BBB?

Nunca me foi verbalizado que não estaria sendo escolhida para um trabalho por ser ex-Big Brother. Só tive ótimos encontros. A autora Ana Maria Moretzsohn escreveu um personagem para mim na novela Sabor da Paixão por gostar da minha participação no reality show. Sou mulher, negra, ex-BBB e feliz por exercer a minha profissão, que amo de maneira digna. 

Como avalia sua trajetória como atriz na TV? Acha que os atores negros estão conquistando melhores oportunidades na teledramaturgia?

Sou uma atriz de teatro e adoro o meu crescimento na TV. Já fiz quatro novelas e cinco séries. Acho que o mercado começa a melhorar, sim. Fico muito feliz ao ver etnias diversas trabalhando. Estamos no Brasil, um País rico em culturas e diversidades que merecem ser representadas.

Vanessa Pascale e Paulo Guidelly em cena de ‘Teatro Breve de Garcia Lorca’
Vanessa Pascale e Paulo Guidelly em cena de ‘Teatro Breve de Garcia Lorca’
Foto: Bernardo Santos / Divulgação

...

Teatro Breve de Garcia Lorca

Solar de Botafogo – Rua General Polidoro, 180, Botafogo, Rio de Janeiro (RJ). 

Terças e quartas, às 20h (até 5 de setembro).

Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: 14 anos.

Informações: (21) 2543-5411

Veja também:

Coreógrafo renomado une dança, teatro e videoarte em espetáculo:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade