8 eventos ao vivo

O dia que fã obcecado de Jodie Foster baleou um presidente

Episódio foi testemunhado por fotógrafo brasileiro, traumatizou a atriz e agora é relembrado por causa de Trump

4 out 2020
13h48
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A imprensa mundial, inclusive a brasileira, tem repetido à exaustão que a internação de Donald Trump por conta dos sintomas de covid-19 representa o maior risco à saúde de um presidente norte-americano desde o atentado contra Ronald Reagan, quase 40 anos atrás.

Jodie Foster sempre evitou comentar a respeito do atentado que a colocou nas páginas policiais
Jodie Foster sempre evitou comentar a respeito do atentado que a colocou nas páginas policiais
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Aquele episódio dramático da história política dos Estados Unidos envolveu indiretamente a então jovem atriz Jodie Foster. Ela havia sido celebrizada pelo papel da prostituta adolescente Íris Steensma no filme ‘Taxi Driver’, de Martin Scorsese, lançado em 1976.

Aos fatos. Segunda-feira, 30 de março de 1981, 14h25. O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, deixa o Washington Hilton Hotel após um almoço com representantes de indústrias e operários. Ele acena ao público enquanto caminha em direção à limusine. De repente, tiros. Um, dois, três, seis disparos.

A poucos passos estava um fotógrafo brasileiro ainda pouco conhecido, Sebastião Salgado. Ele fazia imagens para uma matéria sobre os primeiros 100 dias de Reagan na Casa Branca. No impulso, disparou sua câmera e produziu as melhores fotos do atentado.

Aquelas fotografias foram vendidas para jornais e revistas dos quatro cantos do planeta e renderam bom dinheiro ao mineiro de Aimorés, hoje consagrado pelas imagens em preto e branco sobre natureza e pessoas à margem da sociedade. Ele vive há décadas em Paris.

Assim que tiveram noção do que acontecia, os agentes do Serviço Secreto cercaram o homem mais poderoso do planeta e o colocam no carro presidencial. No primeiro momento, acreditavam que ele não havia sido atingido. Logo perceberam que ele sangrava e sentia fortes dores. Levado ao hospital da Universidade George Washington, Reagan chegou com hemorragia.

Alguns jornais do dia seguinte ao atentado contra Reagan
Alguns jornais do dia seguinte ao atentado contra Reagan
Foto: Reprodução

Ex-ator de cinema e carismático, o presidente conservador não perdeu o bom humor. Antes do início da cirurgia para retirar a bala alojada em seu pulmão, a milímetros do coração, ele brincou com a equipe médica: “Espero que vocês sejam republicanos”. Um médico democrata, que não havia votado nele, aderiu ao clima de galhofa. “Hoje seremos todos republicanos.”

Em seu 69º dia como chefe da maior potência do mundo, Ronald Reagan, de 70 anos, sobreviveu ao ferimento apesar de ter perdido metade do sangue de seu corpo. O atentado deixou outros três feridos, um deles ficou paraplégico. O autor do crime foi John Hinckley Jr., de 25 anos, um compositor frustrado fanático por Jodie Foster.

O rapaz perseguia a atriz desde que assistiu dezenas de vezes a ‘Taxi Driver’. Enviava cartas, bilhetes, presentes, telefonava. Numa tentativa doentia de chamar a atenção de Jodie Foster, Hinckley decidiu imitar o personagem Travis Bickle, motorista de táxi interpretado por Robert De Niro que se torna protetor da personagem dela. No filme, Travis tenta matar o candidato a presidente para o qual trabalha a mulher por quem está obcecado.

Chocada com a história, Jodie se isolou durante alguns meses. No ano seguinte, seu fã criminoso foi absolvido no tribunal por conta da insanidade mental atestada por psiquiatras. Viveu internado em um hospital psiquiátrico até 2016, quando teve autorização para morar com sua mãe. Está com 65 anos.

Ronald Reagan se elegeu para um segundo mandato. Morreu aos 93 anos, em 2014, de pneumonia e complicações do Mal de Alzheimer. Hoje com 57 anos, Jodie Foster se recusa a comentar a respeito de John Hinckley Jr. em entrevistas. Quando seu antigo perseguidor ganhou a liberdade, ela disse a um amigo que se sentia “horrorizada”.

Veja também:

Onde vão parar os votos antecipados nas eleições dos EUA?
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade