0

Globo critica quem discrimina gays, lésbicas e transexuais

Canal que promove a comunidade LGBTQIAP+ em suas novelas ataca o preconceito na semana da diversidade trans

2 fev 2020
15h42
  • separator
  • 0
  • comentários

Na noite de sábado (1º), a Globo usou um dos intervalos da novela das 21h Amor de Mãe para reafirmar seu apoio contra a discriminação por orientação e identidade sexuais.

Vídeo produzido pela Globo sugere que o preconceito é uma doença que precisa ser tratada
Vídeo produzido pela Globo sugere que o preconceito é uma doença que precisa ser tratada
Foto: TV Globo / Divulgação

Foi ao ar um vídeo lançado há 3 anos na campanha Tudo Começa pelo Respeito, parte das ações de responsabilidade social da emissora.

Com narração gravada pelo ator Carmo Dalla Vecchia, a mensagem direcionada aos preconceituosos diz no trecho final: "Homofobia, lesbofobia e transfobia têm cura. Procure tratamento urgente".

Essa exibição no horário de maior audiência -  e o mais caro para anunciar - da televisão brasileira acontece na Semana da Visibilidade Trans: 29 de janeiro é o dia oficial dedicado aos homens e mulheres transexuais.

A teledramaturgia da Globo se tornou uma plataforma relevante na desconstrução do preconceito. Quase toda novela da emissora tem pelo menos um personagem representante da comunidade LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli e outros).

A transexualidade, por exemplo, foi discutida em produções de sucesso como A Dona do Pedaço (a atriz trans Glamour Garcia interpretou a também trans Britney), O Sétimo Guardião (a veterana trans Nany People esteve na pele da trans Marcos Paulo), A Força do Querer (com o personagem Ivana/Ivan vivido pela atriz cis Carol Duarte) e Bom Sucesso (a atriz trans Gabrielle Joie no papel da jovem transexual Michelly).

O tabu permanece no telejornalismo. Não há nenhum repórter, âncora ou comentarista trans na cobertura diária das notícias de política e economia. Os poucos em atividade na TV estão ligados ao entretenimento. Será que a liberal Globo vai derrubar mais essa barreira?

Veja também:

Velozes & Furiosos 9 Trailer Legendado

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade