PUBLICIDADE

‘BBB’ é como a política: faz a gente tomar partido e vibrar

Reality show se assemelha a uma boa eleição: envolve e provoca o telespectador

20 jan 2018 - 13h19
Compartilhar
Exibir comentários

Sentado diante da TV, a maioria do público consome a programação sem se empolgar nem interagir. Não somos mais aquele telespectador das primeiras décadas da televisão no Brasil, quando ainda se confundia ficção com realidade e deixava-se levar facilmente pelas tramas propostas.

Jéssica, Kaysar e Nayara: o público gosta do poder de decidir a vida alheia
Jéssica, Kaysar e Nayara: o público gosta do poder de decidir a vida alheia
Foto: Divulgação/TV Globo / Sala de TV

Hoje, estamos ‘descolados’. A gente não compra qualquer formato logo de cara. O programa precisa ser muito interessante para fidelizar nossa atenção e audiência.

O ‘Big Brother Brasil’, ainda que tão previsível, é eficiente nesse quesito. Entretém milhões de brasileiros. Estes, geram e compartilham posts a respeito do dia a dia na atração.

Ainda que não pontue no Ibope tão bem como nas primeiras edições, ainda oferece à Globo índices que garantem a liderança folgada.

O sucesso do ‘BBB’ está em exigir um posicionamento do telespectador. Impossível ficar indiferente.

Assim como se escolhe uma ideologia política para militar na internet, opta-se em amar ou odiar o reality show e defender sempre que possível essa opinião – vale até brigar com os amigos virtuais que pensam o contrário.

Como em quase todo ativismo, a atração suscita discursos radicais e tira o público da letargia. Fica ressaltado o poder de influência da TV.

O ‘Big Brother’ já conseguiu mobilizar 155 milhões de votos num único paredão (a escolha do campeão do ‘BBB10’ entre Marcelo Dourado, Fernanda e Cadu).

Como comparação, o acirrado embate no segundo turno da eleição presidencial de 2014 entre Dilma Rousseff e Aécio Neves teve 112 milhões de votos apurados, com 30 milhões de abstenções.

O brasileiro se mostra mais animado a decidir o vencedor do ‘Big Brother Brasil’ do que em definir o comandante do País.

Veja também

Arthur Aguiar 'baba' por look decotado de Mayra Cardi:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade