‘A Lei do Amor’ atinge ‘audiência ideal’ após 145 capítulos
Novela marcou 35 pontos com as cenas da prisão da vilã Magnólia
O capítulo de ‘A Lei do Amor’ exibido na segunda-feira (20) registrou 35 pontos de média no Ibope, melhor número desde a estreia, em outubro. Esse índice representa 7 milhões de telespectadores apenas na Grande São Paulo.
A novela se mantém acima dos 30 pontos desde o último dia 13. O desempenho nesta reta final está compatível com a expectativa da cúpula da Globo.
Mas, no geral, a trama falhou em manter ou elevar a audiência da principal faixa de teledramaturgia da emissora. Termina no próximo dia 31 com 27 pontos de média. A antecessora, ‘Velho Chico’, conseguiu 29.
Na comparação com os dez novelões anteriores, ‘A Lei do Amor’ só apresentou resultado melhor do que ‘Babilônia’ (25 pontos), de 2015, e ficou distante da sonhada (e cada mais inviável) meta de 35 pontos para o horário das 21h – não atingida desde 'Amor à Vida' (2013-2014).
Os últimos capítulos de 'A Lei do Amor' estão sendo dominados por Magnólia, a vilã interpretada com inspiração por Vera Holtz. A personagem passou a ser o epicentro do enredo já que outros protagonistas perderam relevância.
Ainda que a liberdade poética seja permitida e mereça compreensão, alguns exageros deixaram Mag a um passo do comportamento rocambolesco das víboras de dramalhões mexicanos.
No sábado (18), para escapar da polícia, ela nocauteou um funcionário do prédio usando um extintor de incêndio, vestiu o uniforme dele (que caiu perfeitamente em sua silhueta) e passou pela barreira policial rindo com deboche. Nem Nazaré Tedesco seria tão canastrona.
No capítulo seguinte, a sequência da condução da vilã ao camburão teve como trilha sonora uma canção romântica, ‘Estrela Blue’, na voz poderosa de Simone Mazzer. A bela música destoou do momento dramático da personagem.
Já as cenas da entrada da ex-primeira-dama na cela foram convincentes. A boa interação de Vera Holtz com as atrizes que interpretam as outras presas valorizou a descida ao inferno da personagem – aliás, a líder das detentas, Zélia, é vivida pela cantora Simone Mazzer.
‘A Lei do Amor’ tem chance de quebrar seu próprio recorde até o desfecho. Vem aí fuga de presídio, sequestro de heroína, perseguição policial, morte punitiva... Clichês infalíveis para atrair público nos momentos finais de qualquer novela, tenha sido boa, regular ou ruim.