Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Audiência morna de ‘Êta Mundo Melhor!’ prova não existir mais sucesso garantido na Globo

Houve expectativa exagerada a respeito do desempenho da novela derivada de fenômeno de 2016

8 ago 2025 - 11h43
(atualizado às 11h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Com 32 capítulos exibidos, ‘Êta Mundo Melhor!’ tem média de 19.4 pontos na Grande São Paulo. Está 1.3 ponto acima da média geral da antecessora ‘Garota do Momento’.

Todo ganho de audiência, por menor que seja, deve ser comemorado em uma época de fuga de público da TV aberta para o streaming.

Mas esse início da novela das 18h frustrou muita gente na Globo. Havia a esperança de índice bem maior devido à popularidade da trama original, ‘Êta Mundo Bom!’, no ar há 9 anos com média final de 27 pontos, não superada pelas 14 produções seguintes na mesma faixa horária.

A sequência da trama de Candinho (Sérgio Guizé) ainda pode surpreender no Ibope, mas, o que se constata, é a dificuldade de atrair e fidelizar novos telespectadores, seja com obra inédita, remake (a exemplo de ‘Vale Tudo’) ou o chamado ‘sequel’, como ‘Êta Mundo Melhor!’.

História conhecida, atores famosos e gigantescas campanhas de marketing não garantem o sucesso de uma novela ou série. Podem, no máximo, despertar o interesse inicial.

A teledramaturgia depende, cada vez mais, das redes sociais. Virou imprescindível que a produção viralize no X e no TikTok para que se torne realmente popular, como ocorreu com ‘Beleza Fatal’, da HBO Max, que furou a bolha dos assinantes da plataforma. Até quem não assistiu a nenhum capítulo tomou conhecimento da vilã Lola (Camila Pitanga), mais popular que as protagonistas das novelas da Globo.

As emissoras de sinal aberto têm o desafio de produzir ficções capazes de empolgar esse público virtual. A televisão está cada vez mais dependente da internet para manter sua relevância como entretenimento de massa.

Candinho (Sergio Guizé) com seu fiel companheiro Policarpo
Candinho (Sergio Guizé) com seu fiel companheiro Policarpo
Foto: Fabio Rocha/TV Globo
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade