1 evento ao vivo
TV

Aos 14 anos, Júlia Maggessi começa a entender profissão de atriz

7 jun 2012
09h11
Mariana Trigo

Foram necessários 12 anos de carreira para Júlia Maggessi começar a entender e se familiarizar com a profissão de atriz. Aos 14 anos, a serelepe loirinha de olhos azuis, que hoje vive a audaciosa Luciana em Máscaras, na TV Record, ainda lembra de suas gravações em Laços de Família, na Globo, quando estreou na profissão. Na trama de Manoel Carlos, Júlia "interpretava" a doce Nina, filha do explosivo casal Fred e Clara, interpretados por Luigi Baricelli e Regiane Alves.

Mas a ida à televisão veio totalmente por acaso. A primeira menina escolhida para o papel de Nina sempre se assustava com as intensas cenas de briga entre os personagens e, com isso, uma funcionária do Projac, que na época conheceu a pequena Júlia, a convidou para substituir a criança. "Eu ficava na boa, nem ligava para as cenas de gritaria. Me divertia com a Deborah Secco nos bastidores e achava que um cavalo do haras onde gravava a novela era meu. Chorava é de saudades dele", conta Júlia, pouco depois de admitir que, em Máscaras, pela primeira vez tem se empenhado como alguém com a proposta de seguir na atuação como profissional.

Depois de alguns testes para viver Luciana, Júlia vibra ao descrever a interação da personagem com Caio, seu pai na história, vivido por Nicola Siri. Na trama de Lauro César Muniz, Luciana se torna cúmplice do pai quando ele se apaixona, durante uma longa viagem em um cruzeiro, pela charmosa Manu, papel Giselle Itiê - mesmo sabendo que o pai é noivo de Eneida, vivida por Flávia Monteiro. "A Luciana não é tão boazinha: arma a favor do pai, tem malícia. Não tem nada de boba. Ela se parece um pouco comigo, mas é mais 'infantilzinha'", descreve a jovem com divertidos trejeitos adolescentes.

Para se aprofundar no universo da personagem, Júlia assegura que não fez nenhum tipo de pesquisa. Apenas se inspirou em sua ídolo teen, a atriz e cantora americana Hannah Dakota Fanning, que até lembra as características da jovem com seus longos cabelos louros e grandes olhos azuis. "Ela é minha inspiração para tudo! Compro todos os filmes da Dakota. Ela é muito natural em tudo o que faz."

Natural mesmo é a forma com que Júlia tem encarado as transformações ao longo de sua infância na frente das câmeras. Na Record, também atuou em Caminhos do Coração, de Tiago Santiago, como Ângela - e ,ainda na emissora, viveu a doce Nininha em Prova de Amor. "Estou crescendo e a cobrança tem sido cada vez maior. Mas trabalho com prazer. Antes, gravar era uma brincadeirinha. Agora, o bicho tá pegando! Tenho de virar atriz mesmo", afirma Júlia, que ano passado foi convocada pela emissora para fazer a Oficina de Atores da Record, onde frequentou aulas de corpo, voz e preparação para as câmaras.

"Os exercícios me ajudaram bastante. Mas fiquei pouco tempo porque logo comecei a gravar no navio. Eu era a única criança da oficina. Lá só tinha marmanjo."

Aluna do nono ano do ensino fundamental, Júlia assegura que pretende fazer faculdade de Odontologia paralelamente à carreira de atriz. "Vai ser só por hobby mesmo, porque ser atriz é o que eu quero da vida. Deixo até de sair com uma amiga que não vejo há 30 anos para gravar. Estudo muito para as cenas. Chego a chorar muito bem. Às vezes, tenho de me segurar para não chorar em cena. Sou bem concentrada", garante.

Atriz interpreta Luciana na novela 'Máscaras'
Atriz interpreta Luciana na novela 'Máscaras'
Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias / Divulgação
Fonte: TV Press

compartilhe

publicidade
publicidade