Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ali Kamel irá deixar direção geral de Jornalismo da Globo, diz comunicado

Saída está marcada para dezembro e sucessor já foi definido pela emissora; veja quem é

29 ago 2023 - 11h07
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Ali Kamel irá deixar a direção geral de Jornalismo da Globo em dezembro
Ali Kamel irá deixar a direção geral de Jornalismo da Globo em dezembro
Foto: Divulgação/Globo

Ali Kamel deixará a direção geral de Jornalismo da Globo em dezembro, segundo um comunicado divulgado pela emissora nesta terça-feira, 29. De acordo com a nota, assinada por Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, o sucessor já foi definido.

A partir de janeiro de 2024, Ricardo Villela será o novo diretor geral de Jornalismo da Globo. Ali Kamel irá ocupar uma função nova na emissora, como coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo, presidido por João Roberto Marinho.

Segundo a Globo, a mudança foi um desejo de Kamel por deixar as funções executivas e as atividades diárias após 34 anos de atuação no Grupo Globo, sendo 22 na emissora, e em posições de liderança.

Ali Kamel e Ricardo Villella atuaram juntos na Globo desde 2005. O sucessor foi editor de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo, coordenou o Jornal Nacional, chefiou a redação de São Paulo, dirigiu a redação de Brasília e ocupava, há dois anos, a diretoria-executiva de Jornalismo, que, em janeiro, terá à frente Miguel Athayde, atual diretor da GloboNews. Já a liderança da redação no Rio de Janeiro será de Marcio Sternick.

O comunicado assinado por Paulo Marinho diz que ele foi procurado junto de João Roberto Marinho por Ali Kamel para falar sobre planos para o futuro. Kamel revelou que gostaria de "desacelerar".

"Passada a surpresa inicial, já que Ali está no auge de sua capacidade de pensar jornalismo e gerir redações, procuramos entender suas motivações. Em primeiro lugar, o desejo de experimentar uma rotina diferente da exigida pelos desafios diários dos cargos de liderança em jornalismo", diz a nota.

Paulo Marinho ainda elogiou Kamel pelo profissionalismo: "Ao Ali, nunca faltou entusiasmo pela profissão. Seu grau de comprometimento e dedicação sempre foi extremo, sua lista de realizações, enorme. Era natural que chegasse o dia em que desejasse mais tempo para outras atividades."

O segundo ponto levantado pelo diretor-presidente da Globo foi que Kamel desenvolveu profissionais capazes de seguir praticando um bom jornalismo. "Em segundo lugar, a certeza de ter desenvolvido profissionais capazes de seguir praticando um jornalismo baseado na pluralidade, isenção e busca pela apuração precisa dos fatos. Ali é um construtor de equipes. Tem uma rara capacidade de explanar cada movimento, sempre amparado em análise minuciosa de fatos e opiniões. E essa qualidade facilitou muito a elaboração de sua sucessão, da qual falaremos mais adiante."

Marinho ainda lembrou a atuação de Kamel em coberturas políticas, ideias inovadoras e também a cobertura jornalística da pandemia de Covid-19, situações que exigiram muito de seu trabalho. 

Sobre a sucessão, Marinho também rasgou elogios ao trabalho de Ricardo Villela e Miguel Athayde. Durante os próximos meses, os três devem trabalhar juntos na transição.

"Em meu nome e da minha família, agradeço ao Ali pelos anos de dedicação e empenho que tanto nos ajudaram a escrever a história da Globo até aqui. E desejo a ele, ao Villela e ao Miguel sucesso nas novas funções nos anos que estão por vir", finalizou Paulo Marinho.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade