Texto inédito de Virginia Woolf descoberto em 2018 vira livro nos Estados Unidos
O texto encontrado pela pesquisadora Urmila Seshagiri foi publicado pela editora da Universidade de Princeton
Em 2018, a professora Urmila Seshagiri, da Universidade do Tennessee, encontrou um manuscrito inédito de Virginia Woolf. O texto, intitulado The Life of Violet (A Vida de Violet, em tradução livre) agora vem ao grande público em livro publicado pela editora da Universidade de Princeton.
A obra é uma homenagem a Mary Violet Dickinson, amiga e confidente de Woolf, apontada por alguns especialistas na obra de Woolf como o primeiro amor da escritora britânica. Violet, descrita como uma mulher alta, de 1,88 metro, foi quem cuidou de Virginia em um colapso mental em 1904 e a encorajou a seguir na carreira literária.
O texto é uma versão revisada de um texto anterior, o Friendships Gallery, publicado em uma revista científica em 1979. Embora conhecido, o texto foi por muito tempo negligenciado pelos pesquisadores, que o viam como uma piada interna improvisada e sem valor literário, destinado apenas à circulação entre amigos próximos de Virginia Woolf.
No entanto, Urmila conta que ficou impressionada como o texto estava modificado em relação ao original já conhecido. Segundo a pesquisadora, Woolf dedicou atenção à estrutura da obra, desde o layout da página até ajustes que tornaram a narrativa mais longa, lírica e fluida. "É como se o texto anterior fosse uma sala que estava desordenada e, então, essa sala é arrumada e, de repente, a sua integridade e coerência saltam aos olhos", completou na entrevista ao jornal americano.
Ainda não há notícias se o livro será traduzido para o português e publicado no Brasil.