Temporada de festas em Moscou incorpora símbolos do conflito na Ucrânia
Do lado de fora dos portões do Parque Gorky de Moscou, as três letras latinas Z, V e O, símbolos militares da linha de frente agora usados para promover o conflito na Ucrânia, pairam sobre pedestais.
Nas proximidades, as tradicionais decorações festivas e uma gigantesca bugiganga decorativa disputam a atenção enquanto pais e filhos entram no parque para patinar no gelo ou visitar cafés.
A "operação militar especial", que o Kremlin descreve como um conflito existencial com o Ocidente, passou a predominar sobre as típicas decorações festivas da capital russa. O Ano Novo é o principal feriado sazonal da Rússia, enquanto os crentes ortodoxos também comemoram o Natal em 7 de janeiro.
Dentro do parque, há um pavilhão que contém um estúdio onde as pessoas podem gravar mensagens de vídeo de Ano Novo e Natal para as tropas.
"Eu sou de Moscou. Queremos que nossos soldados voltem o mais rápido possível", disse uma menina, cuja família não deu seu nome, em uma mensagem de vídeo.
Perto da movimentada via pública Tverskaya, em Moscou, crianças supervisionadas por adultos decoravam caixas de papelão com glitter, enfeites e imagens de árvores de Natal para enviar mensagens e cartas aos soldados.
Na Praça Vermelha, foi montado um pavilhão para que as pessoas doassem presentes e ajuda humanitária às tropas. Música da era soviética tocava do lado de fora, enquanto uma senhora idosa escrevia uma mensagem de apoio.