Se você pensava que o melhor momento da sua vida era a juventude, você está enganado. As pessoas nascidas entre os 50 e os 70 anos estão no auge emocional
Durante muito tempo acreditou-se que o auge da vida acontecia na juventude. Hoje, estudos em psicologia mostram que o equilíbrio emocional, a clareza mental e a satisfação com a vida tendem a atingir seu ponto máximo entre os 60 e 70 anos.
Associar o envelhecimento ao desgaste físico, a se tornar uma pessoa rabugenta ou "fora de época" pode ser classificado como idadismo ou também como um "clichê" associado às pessoas mais velhas. No entanto, os especialistas afirmam que, em nível intrínseco, acontece exatamente o contrário e definem o envelhecimento como um processo de "refinamento emocional".
Isso acontece porque existem diversos estudos que indicam que, entre os 60 e 70 anos, muitas pessoas alcançam o melhor momento de suas vidas no plano emocional e no equilíbrio mental - o seu auge.
O momento máximo de bem-estar vital está entre os 60 e 70 anos
Podemos defini-lo como um pico de bem-estar emocional e social, no qual estão envolvidos os chamados "cinco grandes traços da personalidade", segundo a teoria do Big Five (sociabilidade, responsabilidade, abertura, amabilidade e neuroticismo). Conforme explicam especialistas e como afirmam os psicólogos, esses traços tendem a melhorar com a idade.
Pico de bem-estar aos 60 anos
Por isso, graças a esse processo, à medida que envelhecemos, somos capazes de tomar decisões melhores, ou pelo menos decisões mais reflexivas e tranquilas.
As áreas em que se observa uma evolução mais positiva são:
- a consciência, já que tendemos a ser mais responsáveis;
- a estabilidade emocional, onde o neuroticismo diminui consideravelmente;
- a tranquilidade, pois estamos em um momento de maior calma;
- e, além disso, há um aumento da amabilidade.
Nossos idosos são mais felizes hoje do que em gerações anter...
Matérias relacionadas