Priscila Buiar reflete sobre carreira como artista: 'É uma profissão muito inconstante e sem garantias.'
Em entrevista à Contigo! Novelas, Priscila Buiar reflete sobre sua trajetória profissional como atriz e destaca as 'primeiras vezes' de sua carreira
zProtagonista do curta-metragem de drama A Matter of Time, Priscila Buiar sempre esteve pronta para os desafios na arte. Agora, ela se descobre como empresária e influenciadora. Em entrevista à Contigo! Novelas, ela destaca suas "primeiras vezes", como quando viajou para fora do Brasil para gravar uma produção audiovisual.
Atuei em um filme inspirado em uma história real...
"O roteiro de A Matter of Time foi criado em meados de 2024, pois nosso intuito era gravar o filme entre outubro e novembro do mesmo ano. Como eu entrei para a novela Reis, da RecordTV, nós precisamos adiar a gravação do curta. O que não sabíamos era que o roteiro do filme ficcional ia se transformar em um projeto praticamente documental. Enquanto fazíamos a pré-produção com preparação de elenco e leituras, acompanhamos as notícias que saíam nos telejornais americanos e muitas vezes vimos trechos do roteiro, falas, situações que foram criadas acontecendo em tempo real. Isso só confirmou ainda mais o quanto esse filme é necessário neste momento".
Viajei para fora do País para atuar com uma equipe cem por cento estrangeira...
"Também em A Matter of Time. Foi a primeira vez que eu fiz um trabalho com uma equipe tão profissional e reconhecida fora do meu País de origem. Confesso que estava muito ansiosa e até pensando: será que eu vou conseguir? Atuar em outra língua é um desafio por si só. Eu me preparei para esse momento há muitos anos".
Compartilhei meus rituais pessoais publicamente...
"Em 2023, decidi mostrar mais do meu lado humano na rede social. Nós, atores introspectivos, geralmente gostamos de nos esconder e proteger atrás dos personagens. Eu sempre fui essa pessoa. Mas, com o aumento das minhas seguidoras na rede social, senti a necessidade de me abrir um pouco mais. Acho que ser considerada uma influenciadora tem uma responsabilidade muito grande envolvida, e eu escolhi usar esse holofote para dividir as ferramentas que eu uso para melhorar e equilibrar a minha vida".
Me tornei empresária...
"Dois mil e vinte e três foi um ano que realmente revolucionou a minha vida. Além da atuação, eu me vi produzindo meu próprio projeto, o Selfcare. É muito trabalhoso passar por todas as etapas de pré-produção, gravação, aprovação do conteúdo, marketing, divulgação, financeiro e todas as outras coisas; mas fazer tudo isso também me ensina muito diariamente e me dá noções cada vez melhores de produção e do trabalho por trás das câmeras. Quanto mais me autoproduzo, mais conhecimento consigo ter como atriz".
Me descobri como uma mulher múltipla...
"Ser artista no Brasil é uma profissão muito inconstante e sem garantias. Não há certeza de trabalho, de oportunidades, de constância. Não importa quantos anos de carreira você tenha, ou que você tenha feito faculdade, se preparado com diversos cursos da área etc. Por isso, desde 2018 eu tenho me autoproduzido na internet. Fiz diversas webséries, curta-metragens, me juntei a outros artistas criadores que também estavam a fim de contar suas próprias histórias. Percebi que criar meus próprios projetos, como o Selfcare, e agora ser empreendedora por meio da moda é ter mais autonomia no meu futuro. Eu não fico aguardando alguma coisa acontecer ou cair do céu. Claro que, como uma pessoa de muita fé, estou sempre torcendo para que o melhor aconteça. Mas eu também faço a minha parte. Percebi que ter vários projetos me gera menos ansiedade, menos frustração e me faz ser mais positiva e otimista em relação ao futuro. Estou sempre produzindo algo, buscando me conectar com outros profissionais que admiro, exercendo minha criatividade e minha arte e isso me preenche. Sabe aquele ditado? Se a sorte me encontrar, estarei trabalhando".