Por que o Dia Nacional do Livro é celebrado em 29 de outubro?
Data é comemorada em todo o território brasileiro e está associada a uma instituição importante no Rio de Janeiro
O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente no dia 29 de outubro. A razão pela qual esta data foi escolhida no Brasil está relacionada com a fundação da Biblioteca Nacional, que hoje fica localizada na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.
A história é datada do período em que o Brasil ainda era uma colônia. Temendo uma invasão dos franceses comandados por Napoleão Bonaparte, a família real de Portugal veio para terras americanas em 1807.
Em meio à confusão, a chamada Biblioteca dos Reis, com diversos livros, acabou sendo deixada para trás na Europa. Em 1810, os livros da corte passaram a ser transportados para a nova casa da família real, o Rio de Janeiro, em ao menos três viagens marítimas.
Os livros foram inicialmente armazenados em um andar do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, sendo transferidas ao Convento do Carmo, local considerado mais adequado, pouco depois. O Decreto de 29 de outubro de 1810, que autorizou a mudança, é considerado, hoje, como a data de fundação da Biblioteca Nacional.
À época, a própria língua portuguesa era bem diferente, conforme é possível verificar no próprio texto do decreto: "Manda accommodar a Bibliotheca Real no logar onde estavam as catacumbas dos religiosos do Carmo junto à Real Capella".
Hoje, a Biblioteca Nacional (BN) é "o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País", conforme o próprio site da instituição.
Considerada a mais antiga instituição cultural brasileira, ela foi nomeada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.
Atualmente, a Fundação Biblioteca Nacional também é responsável por um importante prêmio literário, que seleciona anualmente obras em categorias como poesia, romance, conto, ensaio social, ensaio literário, tradução, entre outras.