Policial agride mulher durante festa infantil em Salvador; vídeo
Um vídeo mostra policial agride mulher durante festa infantil em Salvador
Uma celebração do Dia das Crianças no bairro de Pirajá, em Salvador, terminou em confusão neste domingo (12). Um policial militar foi flagrado dando um tapa no rosto de uma mulher durante o evento, realizado na Rua Baixa da Fonte. A cena, gravada por moradores, mostra o momento em que a vítima lança uma lata de bebida na direção de três agentes. Em seguida, um dos policiais se aproxima e inicia uma discussão com ela. Apesar da tentativa de vizinhos — e até de um menino que tentou intervir — o militar agride a mulher com um tapa no rosto.
Após perceber que estava sendo filmado, o policial ainda tentou alcançar quem registrava a agressão, mas foi contido por outro colega de farda. O caso rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando indignação e pedidos de punição ao agente envolvido. Em nota, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) afirmou que os policiais pertencem à 9ª Companhia Independente (CIPM) e que estavam em perseguição a suspeitos armados que teriam atirado contra a equipe durante um patrulhamento. A corporação afirmou que, por conta da presença de crianças, os agentes não reagiram, mas acabaram "hostilizados por algumas pessoas presentes, inclusive com o arremesso de objetos".
Polícia e Secretaria de Segurança determinam investigação
A PMBA informou ainda que as imagens estão sendo analisadas e que a equipe envolvida foi encaminhada à Corregedoria para prestar depoimento. "As imagens divulgadas nas redes sociais estão sendo analisadas e, por determinação do Comando da PMBA, a guarnição envolvida foi encaminhada à Corregedoria para prestar esclarecimentos, por meio dos procedimentos administrativos cabíveis", declarou a corporação, destacando que o episódio ocorreu enquanto os policiais garantiam a segurança de moradores da região.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) também se manifestou, determinando uma apuração imediata da conduta dos militares. "Apesar do arremesso de objetos por populares relatado pelos policiais, repudiamos as agressões flagradas em vídeo e esclarecemos que não é esse o modelo de policiamento determinado pelo Comando da PM", afirmou o órgão. A pasta reforçou ainda que o governo estadual tem investido na capacitação contínua das forças de segurança para aprimorar o atendimento à população e evitar excessos como o ocorrido em Pirajá.47
Ver essa foto no Instagram