Paul Costelloe remete aos anos 1960 e bonecas quebradas inspiram Bora Aksu na Semana de Moda de Londres
O estilista irlandês Paul Costelloe levou os fashionistas de volta à Califórnia dos anos 1960, enquanto Bora Aksu, nascido na Turquia, celebrou rachaduras e imperfeições na Semana de Moda de Londres nesta sexta-feira.
Tendo como cenário a Rodeo Drive em 1967, Costelloe abriu sua apresentação primavera-verão 2026 "Boulevard of Dreams" (Avenida dos Sonhos) com criações femininas curtas em rosa claro, amarelo e azul. Havia jaquetas com golas pontiagudas ou laços, minissaias enfeitadas e vestidos curtos. Todos combinados com sapatos de plataforma.
As modelos usaram designs florais e com babados que remetiam à moda dos anos 60, incluindo vestidos curtos e com recortes.
"É uma coleção muito alegre. Ela reflete muito bem a Califórnia no final dos anos 60", disse Costelloe à Reuters.
"A inspiração veio do 'O Vale das Bonecas'... É muito parecido com a Costa Oeste dos Estados Unidos e é muito chique, muito fresco, muito empolgante."
Aksu contou que nesta temporada ele se inspirou em sua própria coleção de bonecas quebradas. As modelos usaram vestidos com camadas, bordados e muita renda.
Aksu colocou babados nas mangas, lantejoulas grandes e brilhantes nas saias, luvas transparentes e florais intrincados nos vestidos.
Os looks vieram com sobreposições: vestidos em camadas ou jaquetas sobre blusas longas que pendiam sobre as saias. As modelos também usaram chapéus com gorro amarrados sob o pescoço e adornados com laços ou lantejoulas.
"Sinto que somos como as bonecas... temos... nossos corações partidos ou passamos por coisas. Mas... ainda assim, meio que sobrevivemos e isso se torna parte de nós", disse Aksu à Reuters.
"Com as bonecas, com todas essas rachaduras e defeitos, eu estava pensando, eu quero manter isso e trazê-lo para... a vida novamente. Portanto, não se trata de cobrir suas rachaduras, mas de abraçá-las."
A London Fashion Week, que teve início na noite de quinta-feira e vai até segunda-feira, é a segunda etapa do calendário de desfiles primavera-verão 2026, que começou em Nova York e depois segue para Milão e Paris.
A programação inclui 157 estilistas e organizações, incluindo 50 desfiles e uma mistura de designers emergentes e experientes, como Erdem, Roksanda e a gigante da moda Burberry.