Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Virada Cultural no Anhangabaú: 20 minutos na fila do banheiro e 'caça' aos ambulantes

Palco principal do evento exigiu alguns esforços para suportar maratona de shows. Esquema de policiamento ostensivo reduziu as ocorrências e sensação de insegurança

19 mai 2024 - 02h56
(atualizado às 07h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O palco principal da Virada Cultural de São Paulo, no Anhangabaú, na região central, exigiu paciência e jogo de cintura dos fãs para enfrentar a maratona de shows. As filas para o banheiro podiam durar 20 minutos nos intervalos entre as apresentações.

A reportagem do Estadão encarou esse desafio no intervalo entre o show de Julian Marley e Pabllo Vittar, por volta das 2h de sábado, 19. Em três conjuntos de banheiros químicos, a espera é de 15 a 20 minutos em média. Alguns frequentadores disseram que já tinham ficado mais tempo. "Poderíamos ter mais banheiros. Todas as filas estão grandes", reclamou a estudante de Letras Carla Pereira, de 22 anos.

Show do cantor Julian Marley no Palco Anhangabaú, às 23h (horário de Brasília), durante a Virada Cultural 2024.
Show do cantor Julian Marley no Palco Anhangabaú, às 23h (horário de Brasília), durante a Virada Cultural 2024.
Foto: Taba Benedicto/Estadao / Estadão

Abrir a porta do banheiro não era sinônimo de ter resolvido o problema. Após seis horas de show, as equipes de limpeza já não eram suficientes para mantê-los suficientemente limpos.

Também não era fácil comprar água (R$ 5) ou cerveja (R$ 10): mais filas. A saída que o engenheiro mecânico Aldair Sampaio, de 36 anos, encontrou foi "caçar" os vendedores mais livres. "Você tem de sair caçando para encontrar quem esteja com menos fila e também seja mais rapidinho para fazer as vendas", recomendou.

A 19ª edição da Virada Cultural oferece atrações artísticas de forma gratuita. São mais de 600 atrações para 12 arenas espalhadas pela cidade. O Vale do Anhangabaú, que reúne três palcos, é o único da cidade com atrações realmente programadas para 24 horas.

Na região central, as apresentações começaram com atraso de 1h10. O cantor Léo Santana abriu oficialmente o palco principal por volta das 18h10 - o horário previsto na programação era 17h. Esse atraso se transformou em um efeito dominó, atrasando todas as outras apresentações.

Um esquema de policiamento ostensivo reduziu as ocorrências e diminuiu a sensação de insegurança. Em uma das medidas, policiais ocupam cabines elevadas a 3,5 m para ter uma visão ampla da plateia. Agentes ouvidos pelo Estadão afirmaram que foram registradas apenas ocorrências eventuais, principalmente de roubo de aparelhos celulares.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade