Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quando o Oasis tocou no Rock in Rio com fãs gritando "Guns N' Roses"

Banda não teve vida fácil no festival carioca, mas reações negativas se arrefeceram com os hits "Don't Look Back in Anger" e "Wonderwall" — sim, até o hard-rocker mais ávido se rende ao "I said maybeee"

21 nov 2025 - 19h45
Compartilhar
Exibir comentários

Se a visita do Oasis ao Brasil em 1998 foi até tranquila, em 2001 as polêmicas vieram a rodo. Uma delas se deu ainda na Inglaterra: uma funcionária da companhia aérea British Airways alegou ter sido assediada sexualmente pelo vocalista Liam Gallagher às vésperas da viagem para o Rio de Janeiro, onde tocariam na 3ª edição do Rock in Rio. O cantor teria feito um gesto obsceno na direção da mulher e apalpado suas nádegas. O caso foi arquivado.

Oasis no Rock in Rio 2001
Oasis no Rock in Rio 2001
Foto: reprodução / YouTube / Rolling Stone Brasil

Em solo carioca, os ingleses sentiram já antecipadamente um clima hostil que em nada combina com festival. O grupo havia sido escalado para o 3º dia de evento, 14 de janeiro, abrindo para Guns N' Roses — na sua primeira grande performance em 8 anos — e tocando após Papa Roach, Ira! com Ultraje a Rigor (pois é), Carlinhos Brown(!) e Pato Fu. Nada a ver com nada.

E o que eles fazem diante de uma fogueira? Jogam gasolina, claro. Na coletiva de imprensa antes do show, o guitarrista Noel Gallagher foi convidado a dizer o que seria, em sua opinião, "um mundo melhor" — slogan daquela edição do festival. Na provocativa resposta, afirmou: "Um ar mais puro. Nada de armas [guns]... ou rosas [roses]". Ele emendou com "isso é uma piada", mas os repórteres ignoraram essa parte.

Em cima do palco, o Oasis, à época promovendo o álbum Standing on the Shoulder of Giants (2000), não decepcionou. Trazendo Gem Archer (guitarra) e Andy Bell (baixo) nas vagas de Paul "Bonehead" Arthurs e Paul "Guigsy" McGuigan, o grupo fez seu melhor show no Brasil no quesito técnico. Archer e Bell são mais habilidosos que seus antecessores, Liam ainda vivia grande fase vocal, Noel se encontrava cada vez mais como cantor e Alan White sempre foi ótimo baterista.

Talvez apenas a montagem do setlist de 1h15 tenha falhado ao ter poucas músicas realmente ardidas, como "Cigarettes & Alcohol" e "Rock n Roll Star", esta dedicada a Axl Rose de modo irônico. Mas só.

https://www.youtube.com/watch?v=vyPQueMm0pw&list=RDvyPQueMm0pw&start_radio=1&pp=ygURb2FzaXMgYnJhc2lsIDIwMDGgBwE%3D

O mesmo público que horas antes tratara Carlinhos Brown à base de garrafadas não estava tão receptivo. No intervalo entre uma música e outra, ouvia-se muitos gritos de "Guns N' Roses". Tal manifestação se arrefeceu conforme o repertório seguia, especialmente na parte de mega-hits como "Don't Look Back in Anger" e "Wonderwall". Até o hard-rocker mais ávido se rende ao "I said maybeee".

Repertório — Oasis no Rock in Rio 2001

  1. Go Let It Out

    2. Who Feels Love?

    3. Supersonic

    4. Acquiesce

    5. Gas Panic

    6. Wonderwall

    7. Cigarettes & Alcohol

    8. Don't Look Back in Anger

    9. Live Forever

    10. Hey Hey, My My (Into the Black) (cover de Neil Young & Crazy Horse)

    11. Champagne Supernova

    12. Rock n Roll Star

Rolling Stone Brasil: Edição de Colecionador — Oasis

Rolling Stone Brasil - Edição de colecionador. O sonho do retorno do Oasis com Noel e Liam Gallagher na formação parecia impossível. Não é mais. A dupla, cheia de atitude, deixou sua marca no rock mundial logo nos dois primeiros discos de estúdio, Definitely Maybe (1994) e (What's the Story) Morning Glory? (1995), cujas músicas ressoam com os antigos e novos fãs.

Os Gallagher sobreviveram ao teste do tempo e estão melhores do que nunca, seja tecnicamente ou pela relação interna. Neste especial, a Rolling Stone Brasil resgata as brigas, disseca o estilo inconfundível dos irmãos de Manchester e faz uma análise aprofundada da discografia, lados B e melhores músicas da banda. À venda no site Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: As melhores músicas do Oasis na opinião de Noel Gallagher

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade