Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O veterano do metal que agora é faixa preta de jiu-jitsu

Músico já havia se especializado em um estilo de caratê e dois tipos diferentes de taekwondo antes de estudar a arte marcial brasileira

17 dez 2025 - 13h54
Compartilhar
Exibir comentários

Jiu-jitsu, especialmente a variante brasileira, se transformou em uma das artes marciais mais populares do planeta. Agora, Dave Mustaine se tornou um especialista do estilo no começo de dezembro.

Dave Mustaine, líder do Megadeth, em 2023
Dave Mustaine, líder do Megadeth, em 2023
Foto: Elsie Roymans / Getty Images / Rolling Stone Brasil

O vocalista e guitarrista do Megadeth recebeu sua faixa preta na academia Renzo Gracie TN, localizada na cidade de Franklin, no estado americano do Tennessee. Em duas postagens de Instagram, seu professor, Reggie Almeida, celebrou a graduação dele e do resto da turma.

A primeira tinha uma legenda simples, parabenizando Mustaine:

"Parabéns à lenda do thrash metal Dave Mustaine, vocalista do Megadeth, por receber sua faixa preta de Jiu-Jitsu Brasileiro sob a tutela de Reggie Almeida."

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por The Rock and Rap Shop (@therockandrapshop)

A segunda postagem, direcionada à classe em geral, foi mais emocionada. O professor saudou o compromisso dos seus alunos e a dedicação deles à arte marcial, além de afirmar que os vê como parte da família.

Ele escreveu:

"Hoje não foi apenas uma promoção de faixa... foi um dia que tocou meu coração.

Ver esses seis homens conquistarem suas Faixas Pretas foi emocionante para mim — porque eu conheço suas histórias, suas lutas, seus sacrifícios e tudo o que tiveram que superar para estar nesses tatames hoje.

Cada um deles apareceu nos dias em que a vida estava difícil...

nos dias em que estavam cansados...

nos dias em que desistir teria sido mais fácil.

Mas eles continuaram.

Isso é o que faz uma Faixa Preta. Não é o talento. Não é a força.

Coração. Consistência. Humildade.

Para vocês seis, Dave, Kyle, George, Ken, Michael e Jordan — tenho orgulho de vocês não apenas como atletas, mas como homens. Vocês cresceram como companheiros de equipe, parceiros de treino, líderes e exemplos para toda a nossa academia. Ver vocês amarrando esse faixa na cintura hoje significou mais para mim do que imaginam.

E para o resto da equipe: Obrigado pela energia, pelo apoio, pelo carinho e por criar um ambiente onde momentos como este são possíveis. Nossa academia não é apenas um lugar para treinar — é uma família.

Parabéns, meus irmãos. Aproveitem este momento… vocês merecem cada pedacinho dele.

Orgulhoso de cada um de vocês."

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Reginaldo Almeida (@reggiemetaltrainer)

Dave Mustaine e as artes marciais

Quando ainda era faixa branca, em 2018, Dave respondeu a um fã no X/Twitter (via site Igor Miranda) que lhe perguntou sobre suas graduações em artes marciais. Além do jiu-jitsu, ele estudou caratê e duas formas de taekwondo.

Ele escreveu:

"Jiu-jitsu brasileiro. As outras são Karatê Ukidokan 1º grau, Taekwondo Songhai 1º grau e Federação Mundial de Taekwondo 4º grau. Atualmente sou faixa branca em BJJ, mas posso aguentar usar uma faixa branca de novo."

https://twitter.com/DaveMustaine/status/996780878146785280

Mustaine alcançou o status de faixa roxa em jiu-jitsu em 2021, logo após superar um câncer na garganta, e conseguiu sua faixa marrom em 2022.

Jiu-jitsu no metal

Dave Mustaine se juntou ao clube de músicos de metal que são faixas pretas de jiu-jitsu. A lista inclui Maynard James Keenan (vocalista do Tool e A Perfect Circle) e Zoltan Bathory (guitarrista do Five Finger Death Punch).

Outro headbanger famoso praticante da arte marcial é Herman Li. Todavia, o guitarrista do Dragonforce não chegou ao mesmo nível de graduação. Em entrevista de 2015 ao Senso Jiu Jitsu, ele atribuiu isso a não ter tempo suficiente para se dedicar. Porém, o músico revelou na sua conta do X/Twitter, no começo de 2025, que havia retornado ao treinamento da arte marcial pela primeira vez desde antes da pandemia.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade