"Não era um cantor natural quando jovem", diz Julio Iglesias
- Rafael Machtura
Mesmo com 43 anos de carreira e famoso por todo mundo, Julio Iglesias diz que tem muito a aprender olhando para o passado. Lançando Julio Iglesias - Volume I, com regravações de seu grandes sucessos, o cantor espanhol conta que aprendeu a cantar com paixão depois de muitos anos. "Eu não era um cantor muito natural quando jovem; era mais um autor do que cantor", explicou ao Terra.
O motivo da conversa é mais uma turnê de oito shows no Brasil, segundo país que mais recebeu Julio, depois dos Estados Unidos. O cantor se apresenta em São Paulo nos dias 8 e 9 de outubro; em Olinda no dia 11; Brasília, 13; Curitiba, 15; Rio de Janeiro, 17; Porto Alegre, 20; e Florianópolis, 22.
Sobre o Brasil, ele não poupa elogios. "É o único País do mundo que a idade não importa", explica o cantor, que abriu os olhos para a jovialidade brasileira com seu velho pai.
Confira a entrevista completa:
Terra - Por que ao invés de uma compilação com os grandes sucessos você resolveu regravá-las?
Julio Iglesias - Porque uma compilação é uma atitude fácil. Eu não era um cantor muito natural quando jovem; era mais um autor do que cantor. Depois eu virei mais cantor do que autor, mas hoje eu sei que não sou capaz de escrever outra vez canções como Me Esqueci de Viver. Então achei que esse era o momento oportuno para regravar todas elas.
Terra - Você acha que as músicas evoluíram ao longo dos anos?
Julio Iglesias - As músicas não, mas a atitude musical sim. A sonoridade está diferente, mas a música sempre tem uma leitura de melodia. Quando a melodia é forte e a rítmica também, a interpretação ganha seu peso. Depois de muitos anos, eu comecei a cantar bem. Cantar não uma coisa difícil, difícil é encantar. Por isso que hoje essas músicas estão mais profundas.
Terra - O álbum se chama Julio Iglesias - Volume I. Você já tem planos para lançar um segundo volume?
Julio Iglesias - Eu estou regravando todas as minhas canções, exceto pelos duetos que fiz em minha vida e que é impossível de cantar outra vez com meus companheiros, como Frank Sinatra. Mas tudo que é pessoal vou gravar 90%. Já fiz a metade até agora. E o protools está facilitando a vida da gente.
Terra - Então a nova tecnologia tem te ajudado?
Julio Iglesias - A mim muito. Sem essa nova tecnologia eu jamais teria feito isso. Eu tenho certeza que se Elis Regina estivesse viva até hoje, ela faria o mesmo que eu.
Terra - E qual é o ponto mais importante para todo o sucesso nestes 43 anos de carreira?
Julio Iglesias - O mais importante para o sucesso da minha vida é aprender mais. Quando comecei a cantar, eu sempre queria cantar com paixão, porque eu cantava sempre com intenção. Mas agora a paixão coexiste muito bem com o sentido. É por isso que os momentos maiores da minha vida sempre teve o sentido de aprender e, então, não pude parar mais.
Terra - Você é o artista estrangeiro mais consumido no Brasil. O que ainda te chama atenção em tocar aqui?
Julio Iglesias - As pessoas. A generosidade, a alegria, a musicalidade dos brasileiros. É um País muito atrativo para mim. O Brasil é um país sem idade, é uma maravilha. É o único país do mundo que a idade não importa. A vida e a morte, sim, mas a idade não.
Terra - E como você descobriu isso?
Julio Iglesias - Meu pai falava isso. Meu pai visitou o Brasil mais de 30 vezes comigo. Ele dizia: "Aqui, Julio, o amor não tem idade. Eu me sinto mais rapaz que você. As pessoas não se importam com a idade; é ainda um país natural".
Terra - Você disse que não era um cantor natural. Como então você começou a cantar em outras línguas?
Julio Iglesias - Eu senti que cantar em outras línguas era muito importante, porque era ter algo mais direto com as pessoas do mundo. Por isso comecei a cantar em português, em francês, em italiano e alemão, em todas as línguas. As pessoas que cantam apenas em uma língua não pode tocar para todas as pessoas. Eu canto para diversas gerações: para os avôs e avós, para pais e mães, para filhos.
Terra - E a recepção do público quando você canta uma música na língua nativa deles?
Julio Iglesias - Eles não entendem o que canto! Ficam agradecidos, mas não entendem o que canto. (risos)