MV Bill celebra 50 anos e ECAD divulga músicas mais tocadas
MV Bill é considerado um dos importantes nomes do rap nacional. O rapper é compositor, escritor, cineasta, ator e ativista. No último dia 03, ele festejou seus 50 anos e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) preparou um estudo sobre as suas músicas mais tocadas no país.
Nos últimos cinco anos, a canção de autoria de MV Bill que os brasileiros mais ouviram foi Estilo vagabundo, parceria com Kapony e Kmila Cdd. A canção também foi a mais regravada do artista até o momento.
MV Bill é o nome artístico de Alex Pereira Barbosa que, até o momento, tem 218 obras musicais e 416 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. As obras musicais são as suas composições, com letra e/ou melodia e em parceria ou não. Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas de forma digital (como no streaming) ou em suporte físico (como um DVD). Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.
O rapper tem os seus direitos autorais de execução pública garantidos no Brasil por fazer parte da gestão coletiva e manter o seu repertório atualizado. É desta forma que suas canções podem ser identificadas e captadas pelo Ecad quando tocam publicamente. No entanto, os valores em direitos autorais só podem ser recolhidos e repassados ao artista quando as pessoas e empresas que utilizam a música fazem o pagamento referente ao licenciamento musical, que é garantido por lei.
No Top 5 das músicas mais tocadas estão: Estilo vagabundo, O mundo dá voltas, Poesia acústica 8 amor e samba, Só Deus pode me julgar e Soldado do morro.