Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Xameguinho, um dos grandes sanfoneiros de Alagoas, aos 62 anos

Músico compôs para outros grandes artistas em seus 50 anos de carreira como Mano Walter e Geraldo Cardoso

30 jun 2025 - 11h50
Compartilhar
Exibir comentários
Morre Xameguinho, um dos grandes sanfoneiros de Alagoas, aos 62 anos
Morre Xameguinho, um dos grandes sanfoneiros de Alagoas, aos 62 anos
Foto: The Music Journal

Morreu nesta segunda-feira (30) o músico Xameguinho, um dos expoentes da sanfona em Alagoas. Ele tinha 62 anos e, de acordo com a família, há a suspeita de que o artista tenha falecido em decorrência de um infarto.

Xameguinho contava com uma carreira de 50 anos onde compôs para outros grandes artistas como Mano Walter, Geraldo Cardoso e Mestre Zinho. Seu talento, amplamente reconhecido no nordeste brasileiro, também ganhou terreno na Europa ao longo de sua trajetória.

Ainda de acordo com o G1, a esposa de Xameguinho revelou que o músico estava em casa quando passou mal por volta das 5h. A publicação também informou que o velório e o enterro estão programados para serem realizados nesta segunda-feira no Campo Santo Parque das Flores, na capital do estado, Maceió.

A trajetória de Xameguinho

Nascido Sebastião José Ferreira Maximíno, Xameguinho iniciou na sanfona ainda muito cedo, aos 12 anos. Naquela época, o seu pai comprou um rádio para que ele pudesse ouvir as músicas de lendas da música popular brasileira como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, como ele revelou em uma entrevista ao G1.

"Eu já tinha uns 12 anos quando ele comprou uma outra sanfoninha, e eu já conseguia fazer algo parecido com aquilo que eu ouvia. No outro dia ele saiu pelo povoado dizendo que eu sabia tocar. Quando foi à noite encheu de gente lá em casa para me ver tocar. Eu me escondi dentro das bananeiras, porque eu não sabia", revelou Xameguinho.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade