Morre Xameguinho, um dos grandes sanfoneiros de Alagoas, aos 62 anos
Músico compôs para outros grandes artistas em seus 50 anos de carreira como Mano Walter e Geraldo Cardoso
Morreu nesta segunda-feira (30) o músico Xameguinho, um dos expoentes da sanfona em Alagoas. Ele tinha 62 anos e, de acordo com a família, há a suspeita de que o artista tenha falecido em decorrência de um infarto.
Xameguinho contava com uma carreira de 50 anos onde compôs para outros grandes artistas como Mano Walter, Geraldo Cardoso e Mestre Zinho. Seu talento, amplamente reconhecido no nordeste brasileiro, também ganhou terreno na Europa ao longo de sua trajetória.
Ainda de acordo com o G1, a esposa de Xameguinho revelou que o músico estava em casa quando passou mal por volta das 5h. A publicação também informou que o velório e o enterro estão programados para serem realizados nesta segunda-feira no Campo Santo Parque das Flores, na capital do estado, Maceió.
A trajetória de Xameguinho
Nascido Sebastião José Ferreira Maximíno, Xameguinho iniciou na sanfona ainda muito cedo, aos 12 anos. Naquela época, o seu pai comprou um rádio para que ele pudesse ouvir as músicas de lendas da música popular brasileira como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, como ele revelou em uma entrevista ao G1.
"Eu já tinha uns 12 anos quando ele comprou uma outra sanfoninha, e eu já conseguia fazer algo parecido com aquilo que eu ouvia. No outro dia ele saiu pelo povoado dizendo que eu sabia tocar. Quando foi à noite encheu de gente lá em casa para me ver tocar. Eu me escondi dentro das bananeiras, porque eu não sabia", revelou Xameguinho.