Morre Preta Gil: relembre grandes momentos da carreira da cantora
Nos mais de 20 anos de carreira, a cantora marcou por sua alegria e o amor pela liberdade
Preta Gil morreu aos 50 anos, neste domingo, 20, após uma longa luta contra um câncer no intestino. A cantora era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha e deixa um filho.
De uma família musical, foi cantora, apresentadora, atriz e empresária. Relembre os momentos mais marcantes dos mais de 20 anos de carreira da cantora.
O primeiro: Prêt-à- Porter
O primeiro álbum da cantora foi lançado em 2003, com o carro-chefe Sinais de Fogo, hit que cantava com Ana Carolina, até o momento, conquistou quase 19 milhões de visualizações no YouTube.
Disruptiva desde sempre, a capa da produção foi motivo de polêmica, pois trazia a cantora posando nua.
Dos palcos ao trio elétrico
Não há como pensar em Preta Gil sem lembrar dela em cima de um trio elétrico, com roupas coloridas, chamativas e com um sorriso estampado no rosto como principal acessório. O Bloco da Preta começou como uma turnê que tomou as ruas do Rio de Janeiro no Carnaval de 2009.
De cantora, a atriz nas horas vagas
Apesar de as folgas não serem muitas, a cantora chegou a atuar em alguns filmes e novelas. Na TV Globo, participou de produções como 'Agora é que são elas' (2003), 'Ó Pai, Ó' (2008) e 'As Cariocas' (2010).
Grandes hits
Além do primeiro, Sinais de Fogo, Preta também brilhou com Só o Amor, Decote, Stereo, Que isso neguinho?, Meu Xodó - com seu filho, Francisco Gil - e Ser Diferente É Normal - este em colaboração com seu pai.
Lançamento de autobiografia
Em comemoração aos seus 50 anos, Preta lançou o livro 'Preta Gil: os primeiros 50', em 2024, pela editora Globo Livros. Na obra, a artista traz histórias de diferentes fases de sua trajetória, como quando trocou a carreira de produtora pela vida artística. Relatos sobre sua infância, dividida com familiares e amigos ilustres, misturam-se às descobertas da adolescência e às conquistas da vida adulta. O livro aborda ainda assuntos mais delicados, como o diagnóstico de câncer e o fim conturbado do casamento com Rodrigo Godoy, após uma traição enquanto a artista enfrentava o tratamento da doença.
Participação na turnê de despedida do pai
No dia 26 de abril deste ano, Preta Gil fez uma participação especial na turnê de despedida de seu pai, Gilberto Gil. Allianz Parque, em São Paulo, a cantora e o ícone da Tropicália emocionaram ao cantar 'Drão', hit escrito por Gil para a mãe de Preta, Sandra Gadelha.
View this post on Instagram