Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Preta Gil: relembre grandes momentos da carreira da cantora

Nos mais de 20 anos de carreira, a cantora marcou por sua alegria e o amor pela liberdade

20 jul 2025 - 21h14
(atualizado às 21h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Preta Gil morreu aos 50 anos, neste domingo, 20, após uma longa luta contra um câncer no intestino. A cantora era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha e deixa um filho.

De uma família musical, foi cantora, apresentadora, atriz e empresária. Relembre os momentos mais marcantes dos mais de 20 anos de carreira da cantora.

O primeiro: Prêt-à- Porter

O primeiro álbum da cantora foi lançado em 2003, com o carro-chefe Sinais de Fogo, hit que cantava com Ana Carolina, até o momento, conquistou quase 19 milhões de visualizações no YouTube.

Disruptiva desde sempre, a capa da produção foi motivo de polêmica, pois trazia a cantora posando nua.

Dos palcos ao trio elétrico

Não há como pensar em Preta Gil sem lembrar dela em cima de um trio elétrico, com roupas coloridas, chamativas e com um sorriso estampado no rosto como principal acessório. O Bloco da Preta começou como uma turnê que tomou as ruas do Rio de Janeiro no Carnaval de 2009.

De cantora, a atriz nas horas vagas

Apesar de as folgas não serem muitas, a cantora chegou a atuar em alguns filmes e novelas. Na TV Globo, participou de produções como 'Agora é que são elas' (2003), 'Ó Pai, Ó' (2008) e 'As Cariocas' (2010).

Grandes hits

Além do primeiro, Sinais de Fogo, Preta também brilhou com Só o Amor, Decote, Stereo, Que isso neguinho?, Meu Xodó - com seu filho, Francisco Gil - e Ser Diferente É Normal - este em colaboração com seu pai.

Lançamento de autobiografia

Preta Gil lançou autobiografia, em 2024
Preta Gil lançou autobiografia, em 2024
Foto: Tiago Queiroz/Estadao / Estadão

Em comemoração aos seus 50 anos, Preta lançou o livro 'Preta Gil: os primeiros 50', em 2024, pela editora Globo Livros. Na obra, a artista traz histórias de diferentes fases de sua trajetória, como quando trocou a carreira de produtora pela vida artística. Relatos sobre sua infância, dividida com familiares e amigos ilustres, misturam-se às descobertas da adolescência e às conquistas da vida adulta. O livro aborda ainda assuntos mais delicados, como o diagnóstico de câncer e o fim conturbado do casamento com Rodrigo Godoy, após uma traição enquanto a artista enfrentava o tratamento da doença.

Participação na turnê de despedida do pai

Gilberto Gil canta com a filha Preta Gil em SP
Gilberto Gil canta com a filha Preta Gil em SP
Foto: Reprodução/30e via Instagram / Estadão

No dia 26 de abril deste ano, Preta Gil fez uma participação especial na turnê de despedida de seu pai, Gilberto Gil. Allianz Parque, em São Paulo, a cantora e o ícone da Tropicália emocionaram ao cantar 'Drão', hit escrito por Gil para a mãe de Preta, Sandra Gadelha.

View this post on Instagram

A post shared by Hugo Gloss (@hugogloss)

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade