Morre autor da biografia de Kurt Cobain, aos 67 anos
Charles R. Cross, renomado autor conhecido por sua biografia de Kurt Cobain, Mais Pesado que o Céu (2001), faleceu aos 67 anos. De acordo com sua família, o escritor morreu de causas naturais na sexta-feira (09).
Durante sua carreira, Cross também escreveu biografias de outras lendas da música, incluindo Jimi Hendrix em Uma Sala Cheia de Espelhos (2005) e Bruce Springsteen em Backstreet (1989). Além disso, ele publicou livros sobre o Led Zeppelin e sobre a cena musical de Seattle, nos Estados Unidos.
Sua obra Heavier Than Heaven, sobre Kurt Cobain, foi aclamada pelo Los Angeles Times, que a descreveu como "um dos livros mais comoventes e reveladores já escritos sobre uma estrela do rock". Para escrever o livro, Cross realizou mais de 400 entrevistas e teve acesso privilegiado aos diários do vocalista do Nirvana, concedido por Courtney Love.
Em uma entrevista concedida em 2004, Cross revelou o impacto emocional que teve ao ler os pensamentos mais íntimos de Cobain. "Às vezes, eu chegava às lágrimas ao ler seus apelos a Deus, pedindo para superar as drogas", relatou o escritor, segundo a Variety. "É impossível para qualquer ser humano ler isso e não se emocionar. Foi doloroso perceber o quão triste ele estava."
Kurt Cobain: veja por quanto foi leiloada uma guitarra usada em clássico do Nirvana
Uma guitarra Fender Mustang que o saudoso Kurt Cobain utilizou no vídeo de Smells Like Teen Spirit, um clássico do Nirvana lançado em 1991, foi vendida por um valor superior ao esperado em um leilão no último fim de semana.
Os organizadores do evento esperavam que o instrumento com acabamento Competition Lake Placid fosse adquirido por um valor próximo de US$ 600 mil. Mas o resultado final do leilão foi surpreendente: a relíquia foi vendida por US$ 4,5 milhões no momento final do evento Music Icons.
A Jim Irsay Collection, empresa localizada em Indianápolis, EUA, foi a responsável pela aquisição do instrumento musical. O objeto foi entregue ao CEO do Indianapolis Colts, time da NFL, que garantiu que uma parte dos lucros gerados pela compra será destinada a uma instituição de caridade voltada para a saúde mental, associada à sua organização.
"Estou emocionado por poder preservar e proteger mais um pedaço da cultura americana que mudou a nossa visão de mundo", afirmou Irsay em um comunicado divulgado pela Billboard. "O fato de que parte dos lucros será destinada ao nosso esforço para combater o estigma em torno da saúde mental torna essa aquisição ainda mais especial para mim."
A música Smells Like Teen Spirit tornou-se um hino da juventude roqueira no início dos anos 1990, abrindo caminho para que o álbum Nevermind se tornasse um dos mais vendidos da história da música.