Monobloco sobe no bondinho para quarta edição de seu arraial
Monobloco é um conjunto cada vez mais universal. Mal deixou a terra dos samurais, desembarcando no Rio anteontem após sua primeira turnê pelo Japão, e já encara um astral tipicamente caipira no 'Arraial Com Monobloco', nesta sexta (11) e sábado (12), no Morro da Urca.
Para esse espetáculo junino, os temas carnavalescos cedem a vez para outros, mais típicos da fogueira de São João. "Já é o quarto ano do nosso arraial", conta Pedro Luís, carteirinha 001 do Monobloco. "Era um sonho antigo nosso usar instrumentos de samba com um sotaque mais nordestino, de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Nós sempre tocamos essas coisas, mas agora viramos ainda mais os holofotes para esse repertório maravilhoso".
O bloco mais badalado do Rio já tocou seus tambores em Portugal, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Dinamarca, Nova Zelândia e Austrália. Atualmente, cumpre uma média de 10 shows por mês, em todo o Brasil e no mundo. "Ficamos muito impressionados com a plateia japonesa, parecia que a gente estava chegando ao Circo Voador. Todo mundo cantava junto, em português, na medida do possível, claro. Mas foi algo surpreendente", compara Pedro, que já esteve do outro lado planeta em 1998, com seu grupo A Parede.
Depois de pegar o bondinho com a trupe batuqueira, Pedro Luís vai com A Parede para Ribeirão Preto (ele não toca no show de amanhã no Rio), em pleno Dia dos Namorados. Na mesma noite, seu amor, a cantora Roberta Sá, vai adentrar o palco do Vivo Rio. Isto é, o casal não estará junto na noite do romantismo. "Para nós, todas as datas são importantes", resigna-se o músico. "Estamos sempre juntos. Essa distância imposta pelo trabalho muitas vezes é o combustível para se viver bem", define.
Serviço - MORRO DA URCA Avenida Pasteur s/nº, Urca (2263-5766). Sexta, às 21h30 (os ingressos para sábado já estão esgotados). R$ 180 ( estudantes pagam meia). 18 anos.