PUBLICIDADE

Jorge Aragão, Xande de Pilares e Thiago Thomé se unem na inédita 'Ogumtech' 

22 abr 2024 - 15h06
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Os cantores Jorge Aragão, Xande de Pilares e Thiago Thomé lançaram na última sexta-feira (19) a inédita faixa colaborativa Ogumtech, que já está disponível nas plataformas digitais pela Universal Music.

Thiago Thomé se define como um "artista da música" e como compositor tem suas canções nas vozes de grandes artistas da música brasileira, como Ivete em feat com a Banda Jamz, Thiaguinho, Zeca num feat com Xande de Pilares, Belo, entre outros.

Thomé já trabalhou em séries da Globoplay, novelas da TV Globo e no cinema.

Agora, Ogumtech, vai abrir a gestação de seu novo trabalho Encantado, que chegará ao streaming em maio. A gravação da música foi um petardo cheio de baticum de Thomé, que teve as luxuosas participações dos grandes Jorge Aragão e Xande de Pilares. A faixa foi produzida pelo talentoso percussionista Léo Mucuri, que já trabalhou como músico de Anitta, Jorge Vercillo e Jorge Ben Jor.

"'Ogumtech' é uma música que compus pra 'escurecer' alguns fatos que compõem a construção religiosa em torno dessas duas forças: Ogum e São Jorge. Ogum, como a música diz, é um Orixá Yoruba que dentro da mitologia Yoruba está ligado ao começo do mundo, um Orixá ligado à tecnologia, matemática, ferro, estratégia e à guerra. São Jorge foi um guerreiro turco que lutou nas cruzadas e, por sua bravura, começou a receber uma devoção de outros guerreiros e, depois isso, se expandiu para milhões de pessoas ao redor do mundo. Acredito que o que os conecta, para além do sincretismo carioca (pois na Bahia Ogum já é sincretizado a outro santo católico) é bravura em relação à guerra. Porém, acho necessário entendermos - e aqui eu não faço juízo de grandeza -, que são duas forças distintas, pois Ogum é Ogum e São Jorge é São Jorge", disse o cantor.

Em 2023, Thiago Thomé lançou o álbum Para Pretos, Pardos e Simpatizantes, um projeto afrocêntrico que tem a expressão da profissão de fé do artista no candomblé, no amor e na ancestralidade.

Em suas apresentações, Thiago é acompanhado por uma trupe de três percussionistas, mais baixo, guitarra, teclado e sopros. Ele fixou residência do espetáculo Asèo, no Mirante do Arvrão, comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, um evento de altíssima intensidade, mesclando Rio de Janeiro e Bahia pela força do axé.

Confira Ogumtech:

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade