Família de James Brown briga na Justiça por direito a fortuna
Cinco anos após a morte do James Brown, seus sete filhos e sua quarta esposa, Tomi Rae, brigam na Justiça para obter parte da fortuna de US$ 100 milhões deixados pelo cantor, em testamento, para um fundo para educar crianças carentes da Carolina do Sul e da Georgia, nos Estados Unidos. As informações são do site norte-americano da Rolling Stone.
Ouça James Brown grátis no Sonora
Menos de um mês após a morte de Brown, no Natal de 2006, sua família contestou em um tribunal da Carolina do Sul o testamento do Rei do Soul e desde então nenhum criança recebeu um centavo de ajuda. A questão se transformou em uma batalha judicial tão agressiva, envolvendo mais de duas dúzias de advogados de diversas partes, que o então advogado geral do estado, Henry McMaster, fez um acordo em 2009 dividindo a fortuna entre o fundo e a família, com todas as despesas jurídicas paga pelo fundo.
O acordo, entretanto, foi denunciado pelo advogado de Brown, Buddy Dallas. "Como você argumenta contra um irrevogável testamento que irá ajudar crianças carentes? Isso é mesmo um argumento?", disse. O advogado dos filhos do cantor respondeu que, com base em seus clientes, Brown recebeu maus conselhos e não sabia o que assinou.
James Brown nunca foi próximo de seus filhos (já no fim da vida eles tinham que marcar horários para vê-lo) e já era sabido que eles não seriam beneficiados no seu testamento. Isso ficou claro para Dallas em uma reunião para discutir o fundo de ajuda em 1988. Segundo Dallas e o produtor musical do cantor, Jacque Hollander, Brown disse: "Eles não irão montar em minhas costas quando eu partir".
Enquanto a disputa não chega ao fim, e nenhuma das partes recebe o dinheiro, milhões de dólares são perdidos em impostos todos os anos. O atual mantenedor do testamento, o contador Russel Bauknight, negou-se a declarar quanto do dinheiro ainda resta.
Além disso, a batalha em cima da fortuna de Brown o impede de descansar em paz. Antes de morrer, o Sr. Sex Machine disse que desejava ser enterrado em sua casa na Carolina do Sul, no qual se transformaria em um museu em sua homenagem.Porém, seus filhos mantém em uma cripta temporária seus restos mortais na propriedade da filha Deanna, esperando para uma resolução final.