Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Especial AC/DC: as melhores músicas, curiosidades e o futuro da banda

26 out 2020 - 09h48
(atualizado em 26/10/2020 às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O ano é 2020. "Não tá fácil pra ninguém", sobretudo para a cultura, e nem é preciso listar os motivos. Os amantes das artes, no entanto, receberam doses de ânimo: na semana passada, o AC/DC deu sinais de vida. Veja, abaixo, a imagem que fez a alegria de um exército de roqueiros mundo afora.

E o melhor de tudo é que a banda não está falando de abandonar as férias para "fazer lives" em redes sociais, meus amigos e amigas. O quinteto prepara o lançamento de um novo disco, o primeiro de inéditas em seis anos.

A conta é simples: uma banda lendária + novidades = motivos mais do que suficientes para a família Cifra Club saldar uma dívida antiga. Dito isto, informo que a nossa conversa de hoje é toda sobre esses gigantes do hard rock. Vamos curtir as melhores músicas, conferir a biografia e prestar nossa homenagem à banda mais "TNT" do planeta.

Se prepare aí, pois, o "rock and roll train" acaba de sair da estação.

As melhores músicas do AC/DC

É mais fácil o Neymar passar um jogo inteiro sem cair, do que fazer um "The Best Of AC/DC". Com sua discografia extensa, e nivelada para cima, essa banda tem um dos repertórios mais equilibrados de toda a história do rock. Mas já que a vida é feita de desafios, aqui vai um top 7 com as melhores músicas do AC/DC.

Esta seleção foi baseada em critérios como, por exemplo, a relevância histórica e a popularidade da faixa. Se por ventura o seu som favorito tiver ficado de fora, desde já, peço que receba minhas mais humildes desculpas

Whole Lotta Rosie

Desde que foi lançada, em 1977, Whole Lotta Rosie nunca mais ficou de fora de um show da banda. Seja lá qual for a turnê, o grupo tocou e sempre vai tocar a canção inspirada nas dimensões dessa mulher [ela pesava mais de 120 kg] tão experiente e criativa entre quatro paredes. Segundo a lenda, em todos os sentidos, Rosie impressionou o vocalista Bon Scott.

Thunderstruck

A Louder é um dos principais veículos dedicados ao rock and roll. Contando com pitacos de leitores, incluindo Joe Satriani e Alice Cooper, o site listou as 50 melhores músicas do AC/DC.  De acordo com a votação, Thunderstruck é a melhor música da banda. O riff cheio de pull off e hammer on é realmente arrebatador.

Can I Site Next To You, Girl

Lançada em 1974, Can I Site Next To You, Girl foi o primeiro single do AC/DC. Além dos irmãos Young, a formação da banda contava com Peter Clack (bateria), Rob Bailey (baixo) e Dave Evans (vocal). Nota-se que a pegada e a postura - sobretudo de Dave - eram muto mais glam do que hard rock. Pouco depois, a escalação passou por algumas alterações - incluindo a entrada do vocalista Bon Scott - que trouxeram a fúria sonora e a atitude que "os donos da bola" tanto queriam.

Interrompemos a nossa programação para um comunicado importante:

Além de conhecimento prévio deste que vos escreve, este texto teve como base de pesquisa o site AC/DC Brasil - a mais bem informada fonte sul-americana sobre o grupo australiano.

Back in Black

Vamos a 3 fatos sobre o hit Back in Black:

  • Tem o riff que mexe com as estruturas de 9 em cada 10 guitarristas
  • Batiza um dos discos mais vendidos em todos os tempos
  • Provou a capacidade que a banda teve para superar a perda de um membro carismático, o vocalista Bon Scott

Há compositores que realmente convertem sentimentos em música. Nessa faixa, os caras canalizaram a dor que o luto provoca e transformaram numa celebração ao legado de Bon. No trecho "esqueça o carro fúnebre, pois eu nunca morri", a letra deixa bem claro que Scott está eternizado no legado do AC/DC.

Highway to Hell

Sem querer subir os degraus da Stairway To Heaven, do Led Zeppelin, os manos Young e companhia acharam melhor seguir na Highway to Hell Brincadeiras à parte, de fato, o nome dessa canção é uma sátira ao hit mundial do Led. Vem do título dessa música, e da capa do disco homônimo, os boatos sobre a banda ser "satânica". De verdade, mesmo, só o fato que esse sucesso consolidou as propostas irreverentes e hedonistas do grupo.

You Shook me All Night Long

Quando soam o acorde D4 e as notas da introdução de You Shook Me All Night Long, uma sensação de liberdade toma conta de nossa experiência sensorial. Na sequência, mais um riff estonteante abre a cena para que a música leve o ouvinte à lona. Nocaute: Rock and Roll vence mais uma!

Let There Be Rock

Lançado em 1977, Let There Be Rock foi o disco que marcou uma importante guinada no som do AC/DC. Disposta a mostrar que o rock não perderia espaço para o então emergente punk, e menos ainda para o já badalado soft rock, a banda colocou mais foco nos guitarristas. O resultado foi um álbum com faixas mais longas, cheias de solo e guitarras grandiosas.

For Those About To Rock (We Salute You)

Lançada em 1981, o título da música já entrega a real: eis saudação definitiva aos que curtem rock and roll. Trata-se de uma canção sobre chegar em casa tarde, não ter que dar muitas explicações e fazer da guitarra uma extensão do próprio corpo. For Those About To Rock (We Salute You) é um dos hinos mundiais das nações roqueiras!

Uma lista tipo esta, convenhamos, não tem fim. São mais de 45 anos de história distribuídos em: 47 singles, 16 discos de studio, 4 álbuns ao vivo e 1 EP. Quem sabe, num post futuro, a gente volte a falar sobre esse repertório tão emblemático e influente?

AC/DC 2020

Via redes sociais, o AC/DC deu tem dado sinais de vida e feito a alegria de sua sólida base de fãs. Com poucas palavras, mas com muitas imagens, a banda tem feito revelações animadoras. Pra começar, o vocalista Brian Johnson, o baterista Phil Rudd e o baixista Cliff Williams estão oficialmente de volta ao barco. Os músicos retomam as atividades ao lado dos guitarristas Angus Young e Stevie Young.

Junta, essa formação gravou o disco Pwr Up. Segundo boatos, Malcolm Young estaria de alguma forma presente no álbum, e com isto especulava-se que seriam usadas gravações feitas pelo saudoso guitarrista quando em vida. O engenheiro de som Mike Fraser, em entrevista a uma rádio canadense, no entanto, revelou que não há registros de Malcolm no álbum.

A pandemia da Covid-19, conforme você pode imaginar, adiou os planos de lançamento e turnê de divulgação do trabalho. Porém, o jogo começou a virar e já temos novidades! Abaixo, você confere o primeiro single do novo disco do AC/DC. Dê o play e ouça Shot in the Dark:

Agora, que tal dar um help para propagarmos esse som? Basta compartilhar o link deste post aí, nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, sempre marcando a galera fã de AC/DC

Cifra Club
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade