Daniela Mercury diz que falta apoio a artistas brasileiros após show de Lady Gaga: 'Tão grandioso quanto'
A cantora elogiou a iniciativa que trouxe a voz de 'Bad Romance' para o Rio de Janeiro de forma gratuita
Daniela Mercury destacou a grandiosidade dos artistas brasileiros, comparando-os a estrelas internacionais como Lady Gaga, e criticou a falta de apoio e incentivo à cultura nacional, pedindo mais investimento e leis para promover a arte do Brasil globalmente.
Depois do show histórico de Lady Gaga em Copacabana, no Rio de Janeiro, Daniela Mercury resolveu fazer uma reflexão e pediu apoio à cultura no Brasil. A rainha do axé afirmou que os artistas brasileiros fazem espetáculos "tão grandiosos quanto" os da cantora de Bad Romance e os de Madonna, que se apresentou no país no ano passado. No entanto, a valorização ainda deixa a desejar.
"Nós, artistas brasileiros, realizamos espetáculos tão grandiosos quanto os de Madonna e Lady Gaga, com públicos tão grandiosos quanto os delas. Para muitos estrangeiros, esses shows deles são considerados os maiores de suas carreiras", argumentou a cantora nas redes sociais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A voz de O Canto da Cidade fez questão de questionar a falta de incentivo às 'pratas da casa'. "Por que, então, não há interesse em tornar o Brasil mais relevante e respeitado no mundo por meio de nossa cultura e arte?", contestou.
A reflexão está longe de ser uma crítica às divas do pop. Ainda no texto, Daniela exaltou os shows grandiosos de artistas internacionais e destacou que a iniciativa é "incrível", por enriquecer a cultura e a economia do país.
"Vejo esses eventos como exemplos para que a população e os políticos brasileiros compreendam a importância das artes na promoção da imagem das cidades, dos estados e do país, fortalecendo o turismo, gerando empregos, impulsionando serviços e aumentando a arrecadação de impostos municipais e estaduais", afirmou.
Desde o ano passado, os megashows gratuitos nas areias de Copacabana acontecem por meio de iniciativa privada, em parceria com a prefeitura e o governo do estado.
O projeto deu tão certo em 2024 que se tornou parte fixa do calendário de eventos da capital fluminense e ganhou um nome: Todo Mundo no Rio. Neste ano, apenas a apresentação de Lady Gaga gerou um impacto econômico de R$ 600 milhões.
Para Daniela, o caminho inverso é difícil. Segundo a cantora, falta investimento para que os artistas brasileiros façam apresentações internacionais.
"Há anos invisto por conta própria para levar meu trabalho ao exterior. E se tivéssemos a oportunidade de realizar grandes shows de artistas brasileiros fora do Brasil? E se empresas brasileiras patrocinassem as nossas turnês internacionais?", desabafou.
A rainha do axé ainda sugeriu a criação de leis de incentivo. "Enquanto centenas de produtos brasileiros usufruem desses incentivos, a cultura não tem acesso a benefícios similares: pagamos altas taxas para exportar os nossos shows, sem patrocínios, editais ou leis de incentivo que nos permitam promover a arte brasileira globalmente", defendeu.