PUBLICIDADE

Cuidados com instrumento: o guia definitivo de como limpar o violão

24 jul 2019 - 18h44
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Fazer um som é ótimo. Todo mundo curte, não é mesmo? Agora, a parte difícil do rolê é manter o instrumento musical conservado. E se engana quem pensa que isso é trampo de roadie, hein?

Mais errado ainda é pensar que "basta passar um pano e tá limpo". Há técnicas específicas e produtos indicados que ajudam nessa faxina sem deteriorar o delicado material do seu violão, baixo ou guitarra. Pensando nisso, o post de hoje vai te ensinar os truques fundamentais para você fazer uma boa limpeza no seu instrumento.

A Bark, seu mais novo negócio, permite que as pessoas encontrem online diversos prestadores de serviços, como professores de violão
A Bark, seu mais novo negócio, permite que as pessoas encontrem online diversos prestadores de serviços, como professores de violão
Foto: Bark / BBC News Brasil

Ficou curioso sobre esse assunto? Vamos falar a respeito dos seguintes fundamentos:

  • Produtos para limpar violão
  • Frequência de limpeza
  • Como limpar cordas e escalas
  • Como evitar arranhões no instrumento
  • Limpeza de instrumentos pretos e foscos

O guia definitivo de como limpar o violão

A maioria dos violões e guitarras possuem as partes principais [corpo, braço, escala e headstock] feitas de madeira. Mais comum ainda é o uso de um verniz finalizador para proteger o instrumento contra danos diretos, além de dar um grau na estética.

Todos os cuidados com limpeza devem, sobretudo, preservar o verniz e a madeira do instrumento. Evitando esses desgastes, você evita o risco de perder seu companheiro de todas as horas para as higienizações incorretas.

Para evitar esse tipo de transtorno, se ligue no guia definitivo abaixo.

Produtos para limpar violão

Para retirar sujeiras mais leves, use apenas o pano umedecido. Para os instrumentos mais encardidos, use pastas polidoras fabricadas especialmente para a limpeza de instrumentos musicais. Existem várias marcas, como a Planet Waves, que possuem kits de limpeza bem práticos pra facilitar a higienização nessas situações.

Atenção: [nunca, jamais] em hipótese alguma limpe seu violão com óleo de peroba, cera de carro, álcool ou produtos de limpeza de casa. Esses produtos podem danificar o instrumento de maneira permanente. Evite também usar palha de aço, lixas, buchas, pois, esses adereços podem causar arranhões irreversíveis.

No vídeo a seguir, você pode ter uma ideia acerca de alguns produtos como creme de polimento e spray para limpeza:

Frequência de limpeza

Limpe o instrumento todas as vezes em que tiver oportunidade. Isso não quer dizer, no entanto, que você deve fazer da higienização a principal atividade de seu cotidiano.

De fato, e recomendável dar aquele trato quando terminar de fazer um som. Faça a limpeza também quando o instrumento ficar exposto à ação tempo, ou seja, limpe o seu violão todas as vezes que chegar de uma viagem.

Ah, o mesmo conselho acerca de frequência de limpeza vale para quando você comprar instrumentos novos, sobretudo os que ficam no mostruário das lojas.

Como limpar cordas e escalas

Para fazer a limpeza das cordas, procure usar pano, flanela ou um papel seco e bem macio. Limpe tanto a parte superior, que entra em contato com os dedos; quanto a parte inferior, que fica em contato com a escala. Passe o pano por toda a extensão da corda, sempre tomando cuidado pra não acumular resíduos nas extremidades da escala e no rastilho.

Quando for limpar a escala, use algodão ou pano para tirar as sujeiras leves. Se você mora em uma cidade que tem o clima mais seco, experimente pingar algumas gotinhas de óleo de limão no algodão e passar na escala para mantê-la hidratada. Mas cuidado, pois essa dica só funciona legal nos instrumentos que não tenham a escala envernizada.

Nas escalas envernizadas, não use palha de aço ou outro produto áspero. Nesses casos, você deve insistir mais com o pano, e procure manter o instrumento limpo com maior frequência.

Como evitar arranhões no instrumento

Até mesmo as partes do instrumento que não são feitas de madeira, como escudo e hardware [a

ponte da guitarra ou o sistema de captação do seu violão, por exemplo] estão sujeitas aos infames arranhões. Para cuidar limpeza dessas peças, use apenas o pano limpo e seco.

Fique esperto pra não provocar um arranhão desagradável! Para evitar esse desastre, que desvaloriza o seu violão, tenha muita calma na hora de remover as "cracas" mais grossas. Evite ao máximo esfregar o pano com muita força, pois os pontinhos de sujeira mais duros podem riscar o acabamento de um instrumento.

Se precisar de algumas dicas para tirar riscados do seu violão, se liga no papo reto do Gustavo Fofão:

Limpeza de instrumentos pretos e foscos

Nos violões e guitarras que são pintados na cor preta, o ideal é fazer uso de um pano bem fininho (microfibra) para remover as manchas. Tente polir o instrumento sempre na mesma direção, ou seja, evite esfregar em círculos. Além disso, evite esfregação excessiva, pois, elas tendem a causar arranhões.

Com os instrumentos foscos ou que não levam praticamente nenhum verniz, tenha cuidado redobrado para não deixar os produtos impregnados na madeira. Nestes casos, a melhor opção é manter o instrumento limpo com mais frequência e não fazer uso de produtos, isto é, dê preferência para o bom e velho paninho.

Dicas pra cuidar do seu instrumento

E já que você quer aumentar a vida útil de seu instrumento musical, saiba que todo cuidado com ele é pouco. Como estamos entre amigos, e temos mais conteúdos tops à sua disposição. Por isso, não deixe de conferir os links abaixo:

Agora é com você, caro violonista! Ajeite suas cordas, suas palhetas, separe o seu paninho seco e bom som

Veja mais: 

O violão gigante de mais de 2 metros e 57 quilos:
Cifra Club
Compartilhar
Publicidade
Publicidade