Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As melhores músicas de Cássia Eller para tocar hoje

O ano de 2021 termina com um bom motivo para lembrarmos de um dos nomes mais importantes da música brasileira, Cássia Eller. Afinal, em 29 de dezembro, completamos 20 anos sem nosso ídolo, que interpretava como ninguém canções de outros artistas, sempre de forma intuitiva e visceral. Para prestar uma justa homenagem, o Cifra Club […] The post As melhores músicas de Cássia Eller para tocar hoje appeared first on Cifra Club.

27 dez 2021 - 11h05
(atualizado em 27/12/2021 às 08h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O ano de 2021 termina com um bom motivo para lembrarmos de um dos nomes mais importantes da música brasileira, Cássia Eller. Afinal, em 29 de dezembro, completamos 20 anos sem nosso ídolo, que interpretava como ninguém canções de outros artistas, sempre de forma intuitiva e visceral.

Cássia Eller nos deixou aos 39 anos de idade, em 2001 (Foto/Internet)
Cássia Eller nos deixou aos 39 anos de idade, em 2001 (Foto/Internet)
Foto: Cifra Club

Para prestar uma justa homenagem, o Cifra Club preparou uma seleção super especial de cifras de músicas de Cássia Eller para você tocar no violão. Então, que tal aprendê-las e ajudar a manter viva a memória da cantora, espalhando as canções dela por aí?

8 músicas de Cássia Eller pra você aprender

Nesta seleção você vai encontrar canções de diferentes épocas da carreira da intérprete, compostas por diversos artistas. Assim, há faixas de Renato Russo, Chico Buarque, Cazuza e mais. Todas essas músicas são conhecidas por muita gente, o que certamente vai garantir o seu sucesso na hora de tocar!

Mas a lista também tem uma novidade, a inédita Espírito do Som, que foi lançada recentemente! A faixa conta com arranjo do filho da cantora, Chico Chico. Para a gravação, foi utilizado um áudio de voz e violão registrado em fita K7 pela própria artista em 1985. Saia na frente e aprenda a tocá-la hoje mesmo!

1. Espírito do som — Péricles Cavalcanti e Chico Evangelista (2021)

A nova canção de Cássia Eller, Espírito do Som, não é difícil, mas tem algumas pestanas, o que pode dificultar um pouco a vida do iniciante. Vencido o desafio de fazê-las, você perceberá que é até mais fácil utilizá-las somente em algumas passagens.

Assim, por exemplo, a sequência de B, C e C# (si, dó e dó sustenido) ficará mais fácil de tocar se executada somente com pestanas.

Outra dica simples, mas que ajuda a deixar a música com uma pegada um pouco mais "blues", é utilizar alguns slides entre os acordes. Em outras palavras, na troca entre eles, você pode deslizar os dedos até o próximo shape. Isso acontece, por exemplo, aos 57 segundos da música.

2. Por enquanto — Renato Russo (1985)

Aqui no Cifra Club você encontra uma videoaula completa e outra simplificada de Por Enquanto, ambas baseadas na gravação do Acústico MTV de 2001.

A primeira mostra uma introdução mais detalhada (inclusive com o trecho em palm mute) e acordes de passagem. É curioso notar que mesmo essa versão pode ser tocada sem nenhuma pestana.

No entanto, a troca rápida de acordes exige habilidade, sendo ideal para quem já tem alguma prática no violão. Veja:

Já a versão simplificada omite esses acordes de passagem e torna o desafio mais tranquilo para o iniciante. Ainda assim, alguns não são tão comuns no dia a dia de quem tem pouca prática no violão. Mas, se for o seu caso, é só estudá-los um pouco para conseguir tocar!

3. O Segundo Sol — Nando Reis (1999)

Para tocar a clássica O Segundo Sol no mesmo tom de Cássia Eller, você vai precisar de um capotraste na terceira casa. Depois disso, apesar de ter uma pestana, a música não é difícil e pode ser praticada até mesmo por iniciantes. 

Por outro lado, se você quiser fazer algumas passagens do arranjo, será preciso mais desenvoltura, especialmente para combinar a mão esquerda com a batida. É possível encontrar aqui no Cifra Club uma videoaula completa, com todos os detalhes. Confira abaixo:

4. Malandragem — Cazuza e Roberto Frejat (1994)

Um dos maiores sucessos de Cássia Eller, Malandragem também tem duas videoaulas aqui no Cifra Club: a simplificada e a completa.

Elas são parecidas, mas a com conteúdo amplificado vai sugerir mais acordes com pestana e algumas pequenas variações na batida. Dessa forma, claro, o arranjo fica mais parecido com o original. Acompanhe abaixo:

Já a versão simplificada pode não soar igual à outra, mas não fica muito longe disso. Com menos pestanas, é possível descansar um pouco a mão esquerda durante a música. Veja:

5. E.C.T. — Marisa Monte, Nando Reis e Carlinhos Brown (1994)

Existem duas versões de E.C.T. que ficaram bem conhecidas. A original, de 1994, e a apresentada no já citado Acústico MTV, de 2001. Aqui no Cifra Club, a tablatura e o tom da música se referem à segunda versão.

Nela, o ritmo é um desafio reservado para o violonista avançado, pois exige velocidade e outras técnicas mais apuradas para soar bem. 

Em contrapartida, o ritmo da gravação de 94 é bem mais fácil, e esta pode ser tocada pelo estudante com menos prática. Para tocá-la utilizando a mesma harmonia, basta subir um tom com nossa ferramenta à esquerda da página da cifra de E.C.T.

6. Partido Alto — Chico Buarque (2001)

Foi também no aclamado Acústico MTV que Partido Alto ganhou um excelente arranjo e interpretação genial de Cássia. São 13 acordes não muito comuns para o iniciante, sendo alguns com pestanas.

As batidas também não são tão simples. Por isso, para ficar parecida com a versão do Ao Vivo, esta cifra é mais voltada para o estudante avançado.

É possível simplificar, claro. Para isso, uma das opções é usar a ferramenta "variar acorde" , que você acessa passando o mouse por cima da cifra.

Outra forma de facilitar a execução é não incluir as dissonâncias da harmonia. Assim, ao invés de fazer um C#7/9 (dó sustenido com sétima e nona), por exemplo, você pode simplesmente fazer um C# (dó sustenido).

7. Palavras Ao Vento — Marisa Monte e Moraes Moreira (1999)

A balada Palavras Ao Vento pode parecer difícil à primeira vista, já que possui onze acordes, incluindo pestanas.

No entanto, clicando em cima de cada um deles e, em seguida, em "variar acorde", você verá que é fácil substituir as pestanas por outros shapes. Fora isso, esses acordes "estranhos" não exigem tanta habilidade, apenas um pouco de estudo.

A batida da canção também não é complicada, e a troca de acordes acontece de forma lenta. Você também pode contar com a ajuda da videoaula abaixo, uma excelente pedida para o iniciante!

8. All Star — Nando Reis (2002)

Se você procura por músicas fáceis de tocar, saiba que All Star é uma das canções de Cássia Eller mais simples. Nela, não há nenhuma pestana, e o hit ainda conta com uma batida simples, que possui mudança lenta entre a maioria dos acordes.

Ainda assim, são dez deles no total, o que vai exigir um pouco do estudo para quem está começando e não conhece todos esses shapes. Mas longe de ser uma tarefa difícil!

A versão de Nando Reis e a gravação de Cássia Eller são muito parecidas harmonicamente. Por isso, optamos por sugerir a você a cifra do ex-Titãs, já que ela vem acompanhada de uma videoaula super caprichada. Confira:

Compartilhe esta homenagem!

Mande estas dicas de músicas de Cássia Eller para seus amigos! Assim, mais gente pode tocá-las e ajudar a mostrar a importância dessa artista para as próximas gerações. Afinal, música boa não tem prazo de validade!

The post As melhores músicas de Cássia Eller para tocar hoje appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade