Aos 69 anos, morre o pianista russo Nikolai Petrov
O pianista russo Nikolai Petrov morreu nesta quarta-feira aos 69 anos (3) em Moscou, informou o canal de televisão NTV. Considerado um dos grandes pianistas contemporâneos do mundo, Petrov sofreu um derrame cerebral em maio durante uma viagem a Minsk para participar de um fórum musical.
"É uma grande perda para a cultura russa. Ele foi um músico excelente, que contribuiu muito para a cultura instrumental", disse Natalia Uvárova, chefe de imprensa do Ministério da Cultura da Rússia.
O chefe do Conselho de Direitos Humanos da Administração presidencial, Mikhail Fedotov, afirmou que o pianista era uma pessoa maravilhosa.
Petrov, que nasceu em Moscou em 1941, tocou com as principais orquestras sinfônicas do mundo, com um repertório de música clássica e romântica.
Em 1962 ganhou a medalha de prata no Concurso Van Cliburn, nos Estados Unidos. Atualmente, era o presidente da Academia das Artes da Rússia, além de fundador e presidente do fundo benéfico que leva seu nome, destinado ao apoio músicos.