Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O clássico do The Smiths que Morrissey cantou pela 1ª vez em 29 anos

A faixa menos conhecida de Strangeways, Here We Come, "Paint a Vulgar Picture", não era tocada ao vivo desde 1997 e é uma das várias músicas do The Smiths presentes no atual repertório de shows de Morrissey

12 jan 2026 - 16h57
Compartilhar
Exibir comentários

Após um começo turbulento, em que cancelou dois shows de última hora, Morrissey finalmente deu início à sua turnê pelos EUA em 2026 na noite de sábado, no Boeing Center at Tech Port, em San Antonio, Texas. Não houve nenhuma música de seu próximo LP, Make-Up Is a Lie, e ele apresentou basicamente a mesma mistura de clássicos ouvida em 2025, mas, na quinta canção do set, surpreendeu os fãs ao resgatar "Paint a Vulgar Picture", do álbum Strangeways, Here We Come (1987), do The Smiths. Ele não tocava a música em um palco de shows desde 1997.

Morrissey
Morrissey
Foto: Jim Dyson/Getty Images / Rolling Stone Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=_piTMikYNps

A canção é um retrato dolorosamente cínico do fandom musical, da indústria fonográfica e de como mortes trágicas são exploradas por executivos gananciosos em busca de lucro. "Na reunião da gravadora", canta Morrissey. "Por fim, em suas mãos, uma estrela morta / Mas eles jamais poderão manchar você aos meus olhos / Eles nunca poderão tocá-lo agora / Não, eles não podem feri-lo, meu querido / Eles não podem tocá-lo, não."

O momento foi um pouco estranho, já que esse foi o primeiro show de Morrissey desde que ele assinou um acordo com a Warner/Sire para o lançamento de Make-Up Is a Lie. Nos últimos dois anos, ele vinha reclamando que nenhuma gravadora queria distribuir o álbum que gravou no início de 2023.

"Como vocês sabem, ninguém mais quer lançar minha música", disse ele ao público em um show em Newark, em 2024. "Como vocês sabem, porque sou um grande defensor da liberdade de expressão. Pelo menos na Inglaterra, isso agora foi criminalizado. Você não pode falar livremente na Inglaterra. Se não acredita em mim, vá para lá. Expresse uma opinião e você será mandado para a prisão. É muito, muito difícil".

https://www.youtube.com/watch?v=w7e7R6il5Ew

"Paint a Vulgar Picture" foi uma das cinco músicas do The Smiths que ele tocou em San Antonio. As outras foram "There Is a Light That Never Goes Out", "How Soon Is Now?", "I Know It's Over" e "Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me". Durante muitos anos, era comum ouvir apenas duas ou três canções do The Smiths nos shows de Morrissey. Mas ele aumentou esse número recentemente. Em alguns concertos no ano passado, chegou a tocar sete delas.

https://www.youtube.com/watch?v=SNGVScH6j9Q

A turnê de Morrissey continua na noite de terça-feira, em Oklahoma City — pelo menos esse é o plano por enquanto. Ele tem o hábito infeliz de cancelar shows ou até trechos inteiros de turnês com pouca explicação ou aviso. Em 2025, cancelou 32 dos 63 shows planejados. Segundo uma contagem, há 404 concertos ao longo da carreira de Morrissey que ele cancelou ou encerrou prematuramente.

O que os fãs de Morrissey podem ter como certo é a chegada de Make-Up Is a Lie em 6 de março. O disco traz 11 músicas inéditas e uma versão de "Amazona", clássico do Roxy Music. A faixa-título já foi lançada.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade