A elegante crítica que Paul McCartney faz aos shows de Bob Dylan
Beatle argumenta que apresentações do cantor e compositor americano podem ser difíceis para o público, apesar da qualidade inegável
Em um mundo onde as lendas do rock frequentemente se protegem sob um manto de admiração mútua, Paul McCartney decidiu quebrar o protocolo ao fazer um crítica pontual a Bob Dylan — ainda que com a elegância que lhe é característica.
🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @centralsonora.
Em uma entrevista recente ao canal The Rest is Entertainment (via Music Radar), o Beatle compartilhou suas impressões sobre as performances ao vivo de Dylan. Ele não hesitou em apontar algo que o incomoda.
Paul, conhecido por realizar shows que são verdadeiras celebrações de hits — tanto de sua carreira solo como dos Beatles —, admitiu que assistir a Dylan ao vivo pode ser um exercício de paciência e adivinhação. Mesmo para quem é grande fã, como ele.
A crítica se refere à tendência de Dylan de reconstruir completamente suas melodias e ritmos no palco, muitas vezes tornando clássicos como "Like a Rolling Stone" irreconhecíveis.
Paul McCartney comentou:
"Já fui a alguns shows do Bob e não consegui identificar a música que ele estava tocando. Bem, isso é um pouco demais para mim, porque, veja bem, eu conheço o repertório dele e, sabe, eu entendo se ele não quiser tocar 'Mr. Tambourine Man', talvez ele esteja cansado dessa música, mas eu gostaria de ouvi-la. E eu paguei para ouvi-la."
Aos 81 anos, McCartney mantém uma filosofia de palco oposta à de Dylan. Enquanto o "bardo" de Minnesota (EUA) é famoso por sua postura distante e por ignorar pedidos da plateia, Macca se vê como um anfitrião que deseja agradar seus convidados.
Ele explica:
"O que você está tentando alcançar? Se você vai fazer um show, eu sei quem está na minha plateia na maioria das vezes. E são famílias. Então podem ser avôs da minha idade ou os filhos deles. E podem ser os filhos dos avôs. Então, é um público bem diversificado. Eu penso: 'Bem, poderíamos tocar músicas que eles não conhecem - tenho muitas músicas desconhecidas - mas eles pagaram caro por isso'."
Paul McCartney e a nostalgia com moderação
Apesar disso, Paul destacou que evita executar somente os clássicos e que também gosta de tocar seu material mais recente - o novo álbum, The Boys of Dungeon Lane, será lançado em 29 de maio. Por conta disso, ele tem um combinado com sua banda: de sempre tentar incluir novas canções no repertório:
"Incluímos algumas músicas que eles (público) podem não gostar, mas, mas nós gostamos de tocar. A banda fica se olhando e dizendo: 'É, essa aqui. A gente adora essa aqui'."
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.