Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula comemora prêmios de 'O Agente Secreto' em Cannes: 'Nosso cinema não deve nada para ninguém'

Presidente chamou os premiados Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho de 'gigantes'; outros políticos também parabenizaram os premiados, veja

24 mai 2025 - 16h36
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a vitória de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho pelos prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção no Festival de Cannes, recebidos neste sábado, 24.

Lula afirmou que o dia é de "sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro" e de "comemorar o reconhecimento que nossa arte tem no mundo", se referindo aos dois, ator e diretor, como "gigantes".

"Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no festival de Cannes - melhor diretor e melhor ator - mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém", escreveu o presidente em seu perfil no X (antigo Twitter) na tarde deste sábado.

Os dois brasileiros foram premiados pelo filme O Agente Secreto, que não levou o principal prêmio do festival, mas foi agraciado com a honraria de melhor filme do festival pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo. O longa brasileiro também levou o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.

A premiação também foi parabenizada por outros políticos brasileiros. A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) estendeu os cumprimentos a "todas e todos os trabalhadores envolvidos na produção e divulgação do filme". "Que isso nos motive, aqui no Brasil, a valorizar e fortalecer o nosso cinema, junto às outras expressões culturais do nosso povo, inclusive por meio de políticas públicas e apoio estatal", destacou a deputada.

Como pontuou Erika, essa é a segunda grande vitória do cinema brasileiro este ano. Em março, o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, ganhou o primeiro Oscar da história do cinema brasileiro. Na ocasião, Lula, que assistiu a cerimônia ao vivo ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, também afirmou que o reconhecimento o fazia sentir "orgulho de ser brasileiro".

Também deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral (PSB) afirmou em uma publicação com a foto de Mendonça Filho e Moura que o filme "fez história" no renomado festival, e brindou o cinema brasileiro.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também comemorou o feito, afirmando que "mais uma vez, uma obra que relembra os tempos sombrios da ditadura ganha aplausos e reconhecimento internacionais", se referindo ao premiado Ainda Estou Aqui. Jandira também usou a publicação em seu perfil para falar do projeto de lei, do qual é relatora, que regula o VOD (vídeo sob demanda) e o streaming no Brasil e tramita na Câmara dos Deputados.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade