Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Interpretado só por mulheres, novo álbum de Mu Carvalho 'nasceu em Paris'

"O Mundo é o Meu Jardim" é o oitavo álbum solo do pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor Mu Carvalho. A ideia para esse novo disco, lançado no final de 2025 em todas as plataformas digitais, "nasceu em Paris", cidade onde o músico carioca, integrante da banda "A Cor do Som", vive boa parte do ano. Todas as nove músicas são inéditas e interpretadas exclusivamente por mulheres.

19 fev 2026 - 13h41
Compartilhar
Exibir comentários

"O Mundo é o Meu Jardim" traz nove composições, alternando diferentes estilos musicais, como bossa nova, samba, jazz e pop. Mu Carvalho mostra que tem talento musical e também talento para semear parceiros e amigos. Cada música do disco tem letra de parceiros diferentes e é interpretada por cantoras diferentes.  

Mu Carvalho, integrante da banda “A Cor do Som”, lança oitavo álbum solo.
Mu Carvalho, integrante da banda “A Cor do Som”, lança oitavo álbum solo.
Foto: © Adriana Brandão / RFI

"Eu sou essencialmente um melodista. Se eu escrevi três ou quatro letras na minha vida, foi muito. Então, eu tenho um orgulho gigante de ter na minha trajetória parceiros incríveis, como Paulinho Tapajós, Aldir Blanc e Moraes Moreira, que foi meu parceiro de muitas músicas desde a época do comecinho da Cor do Som", lembra. 

Há mais de cinco anos, o músico divide sua vida entre o Rio e Paris, onde passa vários meses do ano em um "cantinho bem charmoso entre o Invalides e a Tour Eiffel" para ficar mais perto de parte da família, radicada na França. 

"O Mundo é o Meu Jardim" reflete essas andanças e a carreira de Mu Carvalho, iniciada nos anos 1970, quando participou ao lado do irmão e baixista Dadi Carvalho da fundação da banda "A Cor do Som".

Músicas em vários idiomas 

O oitavo álbum solo traz música em vários idiomas: português, inglês, italiano e francês. A primeira faixa, "Je t'aime tout simplement", é uma bossa nova interpretada pela francesa Gabi Hartmann. A nova parceira também assina a letra da música.  

"Foi uma felicidade imensa fazer essa música com a Gabi. Eu quis colocar essa música começando o disco porque esse disco, essa ideia toda, nasceu aqui nesse cantinho na França, em Paris", conta. 

Mu Carvalho não interpreta nenhuma das faixas. "A bandeira importantíssima" de fazer um álbum só de vozes de mulheres veio à tona quando ele pensou em quem poderia interpretar "Aconteceu em Búzios", música em parceria com Tavinho Paes, escrita nos anos 1980. A faixa mais pop de "O Mundo é Meu Jardim" é interpretada pela cantora e guitarista Ana Zingoni, mulher e parceira de vida de Mu Carvalho, 

"Eu me reconheci muito nessa poesia, porque é a história que a gente vivia naquela época. A melodia é linda. Eu fiquei muito honrada com o convite. Mais um trabalho junto com meu parceiro de vida e de música", diz Ana Zingoni. Segundo ela, "foi muito especial (participar do álbum) porque realmente as cantoras que ele selecionou são pessoas que eu admiro muito". 

Zizi Possi interpreta samba 

O samba "Promessas Mis", interpretado no álbum por Zizi Possi, foi uma das últimas parcerias de Mu Carvalho com Moraes Moreira. O músico baiano, com quem o tecladista carioca começou a trabalhar ainda na adolescência, foi uma espécie de mentor da banda A Cor do Som. 

"Moraes é um parceiro assim da vida. Para você ter uma ideia, a primeira música, a primeira obra litero-musical que eu compus foi com ele", confirma. 

"O Mundo é o Meu Jardim" também traz uma linda homenagem a Gal Costa, na música "Domingo Novo", composta em Paris. A letra é de Fausto Nilo, marcando a primeira colaboração entre os dois.  

Show em Paris?

Mu Carvalho, que também é autor de trilhas sonoras de novelas de sucesso, nunca se apresentou em Paris, nem com "A Cor do Som". Ele espera poder em breve fazer um show na capital francesa. 

"Eu estou muito empolgado com esse disco. Eu estou produzindo o vinil dele. A gente vai voltar no meio do ano e vamos ver se a gente começa a trabalhar um pouco mais por aqui. Vai ser um prazer", antecipa.

Também está no radar planos para festejar os 50 anos de "A Cor do Som", em 2027. O último álbum da banda, o "Álbum Rosa", vencedor do Grammy Latino, foi lançado em 2020. 

No mundo-jardim de Mu Carvalho há sempre vários canteiros para semear, "que tem que regar todo dia com emoção e alegria, como dizia Moraes Moreira", conclui o músico. 

Clique na foto principal para ouvir a entrevista completa. 

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade