Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grupo Corpo em São Paulo: Prestigiosa companhia de dança comemora 50 anos com 'Piracema'; conheça

Espetáculo, que estreia no Teatro Sérgio Cardoso, se inspira em fenômeno de resistência dos peixes para refletir trajetória da companhia. Relembre, também, cinco obras marcantes do grupo

14 ago 2025 - 09h45
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira surpresa está no fundo do palco: um painel com sete metros de altura formado por 82 mil tampas de latas de sardinha. Visto à distância, o cenário se assemelha a escamas de peixe, primeira indicação da origem do nome da nova coreografia do Grupo Corpo, Piracema, que faz sua estreia em São Paulo na quarta-feira, 13, no Teatro Sérgio Cardoso. Inédito, o espetáculo marca a comemoração dos 50 anos de uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do Brasil.

De origem tupi, a palavra "piracema" se refere ao fenômeno de resistência dos peixes que nadam contra a correnteza do rio até chegar ao local da desova. "Simboliza também nossa trajetória de resiliência, de enfrentamento das dificuldades para nos manter em atividade", comenta o diretor artístico Paulo Pederneiras, que adicionou mais novidades ao balé comemorativo: pela primeira vez na trajetória do grupo, a coreografia é assinada por dois profissionais (Cassi Abranches passa a ser também coreógrafa residente ao lado de Rodrigo Pederneiras) e a trilha sonora inédita é composta por uma mulher (Clarice Assad).

Considerado o espetáculo com que a companhia consolidou seu estilo, com estruturas rítmicas marcadas por repetições e desenhos mais complexos.

Nazareth (1993)

Um jogo entre o que se ouve e o que se vê, onde o barroco de Bach e o barroco de Minas Gerais se realizam como dança.

Parabelo (1997)

A "mais regional" das coreografias, com os movimentos criados sob o ritmo de cantos de trabalho e devoção, além de um baião cadenciado.

Gira (2017)

Espetáculo 'Gira', do Grupo Corpo.
Espetáculo 'Gira', do Grupo Corpo.
Foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação / Estadão

A partir da trilha do grupo Metá Metá, a coreografia se inspira em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé, para a criação dos movimentos.

Serviço - Parabelo | Piracema

  • Duração: Parabelo (42 min) e Piracema (37 min)
  • Onde: Teatro Sérgio Cardoso. R. Rui Barbosa, 153, Bela Vista - Tel: (11) 3882-8080.
  • Quando: De 13/8 a 24/8. Quarta a sábado, 20h; domingo, 16h.
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade