Grupo Corpo em São Paulo: Prestigiosa companhia de dança comemora 50 anos com 'Piracema'; conheça
Espetáculo, que estreia no Teatro Sérgio Cardoso, se inspira em fenômeno de resistência dos peixes para refletir trajetória da companhia. Relembre, também, cinco obras marcantes do grupo
A primeira surpresa está no fundo do palco: um painel com sete metros de altura formado por 82 mil tampas de latas de sardinha. Visto à distância, o cenário se assemelha a escamas de peixe, primeira indicação da origem do nome da nova coreografia do Grupo Corpo, Piracema, que faz sua estreia em São Paulo na quarta-feira, 13, no Teatro Sérgio Cardoso. Inédito, o espetáculo marca a comemoração dos 50 anos de uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do Brasil.
De origem tupi, a palavra "piracema" se refere ao fenômeno de resistência dos peixes que nadam contra a correnteza do rio até chegar ao local da desova. "Simboliza também nossa trajetória de resiliência, de enfrentamento das dificuldades para nos manter em atividade", comenta o diretor artístico Paulo Pederneiras, que adicionou mais novidades ao balé comemorativo: pela primeira vez na trajetória do grupo, a coreografia é assinada por dois profissionais (Cassi Abranches passa a ser também coreógrafa residente ao lado de Rodrigo Pederneiras) e a trilha sonora inédita é composta por uma mulher (Clarice Assad).
Considerado o espetáculo com que a companhia consolidou seu estilo, com estruturas rítmicas marcadas por repetições e desenhos mais complexos.
Nazareth (1993)
Um jogo entre o que se ouve e o que se vê, onde o barroco de Bach e o barroco de Minas Gerais se realizam como dança.
Parabelo (1997)
A "mais regional" das coreografias, com os movimentos criados sob o ritmo de cantos de trabalho e devoção, além de um baião cadenciado.
Gira (2017)
A partir da trilha do grupo Metá Metá, a coreografia se inspira em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé, para a criação dos movimentos.
Serviço - Parabelo | Piracema
- Duração: Parabelo (42 min) e Piracema (37 min)
- Onde: Teatro Sérgio Cardoso. R. Rui Barbosa, 153, Bela Vista - Tel: (11) 3882-8080.
- Quando: De 13/8 a 24/8. Quarta a sábado, 20h; domingo, 16h.