Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ghost quis fazer de Skeletá uma "carta de amor aos anos 80"? Tobias Forge explica

Líder da banda sueca reconhece à Rolling Stone Brasil que novo álbum soa direcionado ao "rock de arena", mas cita outra década como grande influência

27 abr 2025 - 09h12
Compartilhar
Exibir comentários
Tobias Forge, do Ghost em 2025
Tobias Forge, do Ghost em 2025
Foto: Martin Grimes / Getty Images / Rolling Stone Brasil

O Ghost disponibilizou Skeletá, seu sexto álbum de estúdio, na última sexta-feira, 25. E logo de cara se nota um contraste. Se as letras têm caráter mais introspectivo, diferentemente do caráter externo e sociopolítico de Prequelle (2018) e Impera (2022), a sonoridade está mais aberta e acessível do que nunca.

Visual típico de banda de metal à parte, o grupo sueco nunca pertenceu 100% ao gênero. Nos dois primeiros álbuns, contudo, havia certa aproximação, já que o som por vezes experimental tinha os dois pés no occult rock setentista. A partir do terceiro, Meliora (2015), as composições ficaram mais palatáveis e inclinadas ao hard/arena rock.

Em inúmeras situações, Tobias Forge declarou paixão por grupos como Boston, Foreigner, Toto, Journey e Scorpions, quase todos eles representantes do chamado AOR — versão ainda mais radiofônica do que se convencionou a chamar de hard rock. Embora seja casado, o próprio recorre ao bom humor ao definir esta ramificação como "rock de divorciado".

Ghost no videoclipe de “Lachryma” -
Ghost no videoclipe de “Lachryma” -
Foto: Reprodução / YouTube / Rolling Stone Brasil

Só que nenhum trabalho da discografia soa tão inspirado pelo rock dos anos 1980 como Skeletá. A influência vai além do estilo de composição recheado de fortes ganchos melódicos: a timbragem dos instrumentos está carregada com mais efeitos e camadas.

Já nas primeiras notas do riff de "Peacefield", canção de abertura introduzida por um coro típico de igreja, o ouvinte percebe a distinta ambientação — confirmada em faixas como "Satanized" (escolhida como primeiro single), "De Profundis Borealis" (com um dos refrães mais pop do catálogo geral) e "Cenotaph" (que seria como se o Survivor resolvesse tocar "Children of the Grave" do Black Sabbath).

Curiosamente, porém, Tobias Forge nega que Skeletá seja uma espécie de carta de amor aos anos 1980. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, publicada na edição especial impressa Seu Jorge + Futuro da Música e disponível no site Loja Perfil, ele disse:

"Sempre flertei com isso e talvez nos dois ou três últimos discos esse tipo de rock de arena tenha sido mais predominante. Se éramos um pouco mais prog no começo — e o prog sendo mais associado aos anos 70 —, em Prequelle, Impera e Skeletá pendemos mais para o rock de arena."

O artista crê que suas maiores influências estejam mesmo na música da década de 1970 — especialmente define como "música grandiosa, melódica, bem tocada e produzida". Ele complementa:

"Acho que soa como uma banda dos anos 1980, mas muitas influências são mais antigas. Mas nunca foi como uma decisão consciente: 'vamos fazer uma carta de amor aos anos 1980'. Você compõe o que conhece e o que sente. E acho que os anos 1980 são meu porto seguro."

Entrevista de Tobias Forge, do Ghost, à Rolling Stone Brasil

A entrevista completa de Tobias Forge à Rolling Stone Brasil foi publicada na íntegra na edição especial impressa Seu Jorge + Futuro da Música. A revista está disponível no site Loja Perfil.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rolling Stone Brasil (@rollingstonebrasil)

+++ LEIA MAIS: Quando o Ghost pretende vir ao Brasil, segundo Tobias Forge

+++ LEIA MAIS: O aspecto do Ghost que pode acabar em breve, segundo Tobias Forge

+++ LEIA MAIS: "Criamos uma persona na banda para não termos de ser nós mesmos", diz guitarrista do Ghost sobre disfarce

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram

+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade