'Uma dor intensa': Marcelo Faria lida há três anos com doença que pode levar a consequências graves; médico explica mitos e verdades
Marcelo Faria foi diagnosticado há três anos com a herpes zóster, doença viral e contagiosa que acarreta lesões na pele e outros sintomas.
O ator Marcelo Faria, famoso por novelas como "Celebridade" e "Alma Gêmea", foi diagnosticado há três anos com a herpes zóster, doença viral e contagiosa que acarreta lesões na pele e outros sintomas. A enfermidade é causada pelo vírus varicela zoster, o mesmo da catapora.
O vírus pode ficar latente no organismo durante toda a vida e vir a se manifestar em um momento de queda de imunidade, o que afeta, principalmente, pessoas com mais de 50 anos ou imunossuprimidas.
"Foi uma dor intensa. Eu descobri na prática mesmo como essa doença pode impactar na nossa vida. E muita gente por aí também pode estar correndo esse risco", declarou o ator, que está longe da TV Globo há 5 anos.
Segundo informações da Agência Pública, em 2024, o Brasil registrou o maior número de internações por herpes zóster em pessoas com mais de 50 anos, o que resultou em 2,6 mil casos. Atualmente, existe uma luta para que a vacina contra a doença, que pode custar até R$ 2 mil nas redes privadas, seja distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A seguir, o Dr. Jessé Reis Alves (CRM 71991/SP), infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, esclarece verdades e desmente mitos a respeito da herpes zóster.
4 FATOS SOBRE HERPES ZÓSTER, SEGUNDO O DR. JESSÉ REIS ALVES
Quem teve catapora ao longo da vida pode estar infectado com o vírus causador do herpes zoster: O herpes zoster, popularmente conhecido como "cobreiro", é uma doença causada pela reativação do vírus varicela zoster, o mesmo que causa a catapora. Confor...
Matérias relacionadas
Médico explica se rinoplastia pode curar doença que levou Patrícia Poeta a fazer cirurgia