Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Tudo no corpo desacelera', diz médica sobre doença silenciosa de Ronaldo Fenômeno

Médica explica doença de Ronaldo Fenômeno; profissional alerta que casos como o do jogador podem passar despercebidos

18 jun 2025 - 11h53
Compartilhar
Exibir comentários

Ronaldo Nazário, o lendário Fenômeno do futebol brasileiro, enfrenta uma condição de saúde que muitas vezes pode agir de forma silenciosa: o hipotireoidismo. A revelação do diagnóstico ocorreu em 2011, no momento em que o jogador anunciou oficialmente sua aposentadoria, mas a descoberta da doença aconteceu quatro anos antes, ainda em 2007, quando atuava pelo Milan, na Itália.

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Foto: Márcia Piovesan

Os primeiros sinais foram atribuídos, inicialmente, ao ganho de peso repentino, o que gerou críticas públicas. No entanto, exames indicaram que o aumento corporal tinha origem hormonal. A condição, como explicou à CARAS Brasil a médica integrativa Olívia Grimaldi, é caracterizada pelo funcionamento lento da glândula tireoide, responsável por regular o metabolismo. Quando a tireoide desacelera, diversas funções do corpo também são afetadas.

"Quando a glândula trabalha menos do que o necessário, o metabolismo inteiro desacelera. Isso causa sintomas como fadiga, constipação intestinal, frio constante, ganho de peso e até mesmo queda de ânimo", explicou a médica. A profissional destaca ainda que o tratamento vai além da medicação tradicional. Embora Ronaldo tenha utilizado a levotiroxina, hormônio sintético comumente prescrito em casos de hipotireoidismo, Grimaldi alerta que o controle da doença exige um cuidado mais amplo.

"Apenas o uso de remédio pode não ser suficiente. É preciso pensar também em alimentação, sono, intestino, suplementação e saúde emocional para que o paciente tenha resultados de fato positivos", completou. Por fim, Grimaldi também ressalta a importância de prestar atenção a sinais sutis, que podem ser frequentemente confundidos com estresse ou cansaço rotineiro. A identificação precoce pode fazer toda a diferença no sucesso do tratamento e na manutenção da qualidade de vida.

Márcia Piovesan
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade