A atriz Taís Araújo revelou que desistiu de interpretar a química brasileira Joana D'Arc Felix de Souza em um filme que a traria como protagonista pelo fato de seu tom de pele ser mais claro que o da cientista.
O filme retratará a história de vida da química, que teve uma infância pobre e conseguiu estudar em Harvard. Taís, porém, conta que mudou de ideia sobre o papel após ter visto críticas sobre a diferença entre seu tom de pele e o de Joana.
Taís Araújo e a cientista Joana D'Arc Felix de Souza
Foto: Ellen Soares / Globo / Divulgação | Alex Silva / Estadão / Estadão
"Achei as críticas justas. Pensei: 'Como uma pessoa que trabalha com isso, como eu, não estava alerta? Eles estão absolutamente certos'. Eu reflito o tempo inteiro sobre inclusão, representatividade e importância de todo mundo participar do mercado", contou a atriz, em entrevista ao jornal O Globo nesta terça-feira, 7.
"Várias atrizes com o tipo físico adequado podem fazer esse filme. Meu desejo maior é que as pessoas saibam dessa história, se inspirem e vejam como a educação pode mudar vidas", complementou.
Por fim, Taís Araújo afirmou que ainda pretende trabalhar no filme, apenas não no papel da protagonista Joana D'Arc Felix: "posso ser a mãe, a irmã, a amiga ou alguém qeu conviveu com ela na faculdade".
'Harry e Meghan: Um Amor Real' - Murray Fraser é britânico, enquanto Parisa Fitz-Henley nasceu nos Estados Unidos.
'Harry e Meghan: Um Amor Real' - Laura Mitchell (Kate), Preston Jakub Karwat (George), Briella Wintraub (Charlotte) e Burgess Abernethy (William) foram escolhidos para o papel.
'Tim Maia - Não Há Nada Igual' - O responsável por interpretá-lo na parte final de sua trajetória foi Babu Santana, que passou por uma caracterização para ficar semelhante ao astro do soul.
Foto: Reprodução de cena de 'Tim Maia - Não Há Nada Igual' (2014) / Paris Filmes / Estadão
'Tim Maia - Não Há Nada Igual' - À época, o cantor não gostou da forma como foi mostrado na produção. Em uma das cenas em que é interpretado pelo ator George Saumas, Roberto é retratado como alguém que não dá muita atenção ao amigo, ignorando seus problemas: sem sequer ouvir o que tinha a dizer, apenas pede que um de seus funcionários dê um par de calçados e um pouco de dinheiro para Tim. O cantor chamou a cena de "mentirosa": "Acho uma falta de ética de quem colocou isso no filme".
Foto: Reprodução de cena de 'Tim Maia - Não Há Nada Igual' (2014) / Paris Filmes / Estadão
'Cazuza - O Tempo Não Pára' - O ator Daniel Oliveira foi responsável por interpretá-lo no cinema, em 2004.
Foto: 'Cazuza - O Tempo Não Pára' / Divulgação / Estadão
'Somos Tão Jovens' - Thiago Mendonça foi o escolhido para dar vida ao jovem Renato.
Foto: Reprodução de cena de 'Somos Tão Jovens' (2013) / 20th Century Fox / Estadão
'Pelé: O Nascimento de uma Lenda' - O jovem Kevin de Paula interpretou o astro no início de sua carreira.
Foto: Reprodução de cena de 'Pelé: O Nascimento de uma Lenda' (2017) / Europa Filmes / Estadão
Nelson Mandela - Já em 'Mandela: Longo Caminho para a Liberdade', foi interpretado por Idris Elba.
Foto: Reprodução de cena de 'Mandela: Long Walk to Freedom' (2013) / 20th Century Fox / Estadão
Lula - Ary Fontoura foi o escolhido para dar vida ao ex-presidente no filme 'Polícia Federal: A Lei é para Todos'. À época, chegou a afirmar que 'interesses' estariam atrapalhando o lançamento do filme.
Foto: Polícia Federal: A Lei é para Todos (2017) / Divulgação / Estadão
Lula - No filme biográfico sobre a ascenção política de Lula, o personagem principal foi vivido por Rui Ricardo Dias.
Foto: Reprodução de cena de 'Lula, O Filho do Brasil' (2010) / Downtown Filmes / Estadão
Lula - Arthur Kohl deu vida ao personagem João Higino em 'O Mecanismo', personagem inspirado em Lula presente na série da Netflix.
Foto: Reprodução de cena de 'O Mecanismo' (2018) / Netflix / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Relembre alguns tuítes postados por Taís Araújo em homenagem a Joana D'Arc Felix de Souza em 2018:
Que mulher incrível para inspirar nosso fim de semana! Joana D'Arc, você é uma potência! pic.twitter.com/j6DMXsX7RW
Eu sou apaixonada pela história da Joana D'Arc! Ela é uma das #MulheresQueInspiram pelo exemplo do que é possível despertar nos outros quando oferecemos oportunidade, estímulo e educação. Nascida no interior de SP, filha de uma empregada doméstica e de um profissional de curtume,
A virada na vida de Joana D'Arc veio na possibilidade de uma vaga em uma escola tão grande quanto seus sonhos. Ela agarrou a chance de estudar, sempre incentivada por seus pais, e seguiu com tudo, sem parar, superando a fome e a pobreza.
Joana aprendeu a ler sozinha, destacando palavras em recortes de jornal e canetas que lhe davam para que ela se distraísse. Hoje ela é Doutora com pós nos EUA e mais de 50 prêmios em reconhecimento ao seu brilhante trabalho na química.