Suzana Alves detalha processo de 'fazer as pazes' com Tiazinha: 'Era uma sombra'
Atriz fez bastante sucesso nos anos 1990 por encarnar a personagem na televisão
Suzana Alves, aos 47 anos, celebra sua trajetória de autoconhecimento, retornando à essência com mudanças no visual, retirada de silicone e estudo em Psicologia, focando em saúde, simplicidade e conexões autênticas.
A atriz Suzana Alves, de 47 anos, que ganhou fama ao interpretar Tiazinha, ‘fez as pazes’ com a personagem recentemente ao retomar a coloração escura dos cabelos. Ela passou por um período deixando-os grisalhos e, antes disso, ficou quatro anos tingindo-os de loiro. Retomar a essência foi um processo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Já tinha feito as pazes com essa personagem de sucesso antes da mudança de visual, mas ela ainda era uma sombra. Eu pesava mais do que a situação em si. Enquanto eu não me sentia à vontade, não trazia de volta uma parte de mim, que também está no meu DNA: essa cor de cabelo. Era a última coisa que faltava para eu voltar à minha essência", disse Suzana Alves, em entrevista à Quem.
"Eu nem sinto que pintei o cabelo, porque ele continua não tóxico e saudável. Meu cabelo não para de crescer e está cheio. Isso, para mim, já é um resultado. Se eu não tivesse outros recursos naturais, estaria com ele ainda branco. Prezo por tudo o que seja saudável. Tudo o que passo no meu corpo, de creme a desodorante, é natural. Eu mesma faço com os meus óleos", completou.
Foi nessa busca pelo natural que, em julho de 2025, a atriz se submeteu a uma cirurgia para retirada das próteses de silicone, substituindo-as por gordura.
"O explante era uma coisa que eu estava procrastinando e era uma das poucas que faltavam para eu me sentir plena e viver de forma coerente com aquilo que prego. Estou impressionada com a recuperação, mas tudo isso graças às escolhas que fiz lá atrás. Ter uma alimentação saudável impacta o seu dia, a curto prazo e, principalmente, a longo prazo. São 20 anos levando essa vida saudável."
Recém-separada do ex-tenista Flávio Saretta, com quem esteve por 15 anos, Suzana Alves vive uma nova fase, sem amargura pelo divórcio e grata por tudo que construiu ao lado do ex-marido.
“Não sou a Suzana do passado. Sou resultado das escolhas que fiz durante esses 47 anos. Tenho muito orgulho da minha história e das minhas escolhas, mesmo as feitas por impulsividade e imaturidade. Elas me fizeram valorizar muita coisa, aprender e crescer no meio do deserto. Falo que o deserto não é fora, ele pode ser interno. Hoje sou uma mulher perseverante, resiliente, sei quem eu sou, o sentido que tenho no mundo e o que o mundo tem para mim. Busco cada vez mais a simplicidade de voltar à essência."
Atualmente, ela cursa o último semestre de Psicologia, escolha que a ajudou a lidar com o próprio passado. O autoconhecimento, diz, é uma ferramenta poderosa — e também útil no trabalho como atriz.
"Era um sonho antigo que eu tinha como atriz. Queria me aperfeiçoar para entender melhor o ser humano. De repente, entendi que não basta conhecer o outro, é preciso conhecer a mim mesma — aprender a não me julgar o tempo todo e a viver com mais leveza. E é isso que desejo para todas as mulheres. Sei que é um desafio para nós", refletiu Suzana, que já atua como estagiária em clínica. "Atendo um dia na semana, porque ainda preciso ser mãe, atriz e me dedicar às outras coisas que gosto de fazer. Amo as pessoas e essa conexão que tenho ao ouvir. Aprendo com elas. Quando escuto as pessoas, estou me ouvindo também. Estou fazendo a faculdade para ter essa conexão comigo mesma."