'Supernanny' anuncia estar com doença causada por alergias
Jo Frost disse ser portadora de anafilaxia, o que a limita em diversas atividades sociais
Jo Frost, conhecida pelo programa "Supernanny", revelou ter anafilaxia, uma grave condição alérgica, e pediu conscientização sobre o tema, destacando a necessidade de empatia e educação.
Conhecida pelo sucesso internacional da série Supernanny, a educadora Jo Frost, de 55 anos, anunciou, no sábado, 12, que foi diagnosticada com anafilaxia, a reação mais grave possível em seres humanos com alergias.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na publicação, ela chama a atenção dos seguidores e alertou para os sintomas que, muitas vezes, são ignorados por muitos, o que seria "tão grave quanto apontar uma arma carregada para si".
Pacientes com anafilaxia costumam demonstrar sintomas das mais variadas formas, a depender do tempo de exposição ao produto causador da alergia. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, os sintomas começam com urticárias, passando por broncoespasmo, hipotensão e hipertensão, chegando a respostas gastrointestinais como vômitos e diarréias.
Em casos extremos, o paciente com anafilaxia pode sofrer com comprometimento neurológico, perda de consciência e até mesmo colapso.
A anafilaxia pode ou não estar ligada ao sistema imunológico. Nas ocasiões em que ela está ligada ao sistema imunológico, ela pode ou não envolver um anticorpo específico chamado IgE, sendo geralmente causada por alimentos, medicamentos, vacinas, látex, picadas de insetos, alergênicos, substâncias químicas ou até mesmo líquido seminal.
Ainda de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, algumas pessoas podem ter anafilaxia ou urticária (placas vermelhas na pele com coceira) devido a estímulos físicos, sem que haja uma causa imunológica clara. Isso inclui:
- Estímulos mecânicos: Como pressão ou vibração.
- Variações de temperatura: Frio ou calor, incluindo a anafilaxia colinérgica (causada pelo aumento da temperatura corporal, muitas vezes ligada a exercícios físicos).
- Luz solar: Em casos raros.
- Água: Também raro, conhecida como anafilaxia aquagênica.
Na publicação, Jo Frost afirma que milhões de pessoas vivem com essas condições no mundo e que ela deseja valorizar essa briga e oferecer apoio para aqueles que precisam conviver "sem receber compaixão, educação ou empatia suficientes daqueles que não passam por isso".
"Não preciso de insultos, comentários passivo-agressivos ou de ignorância. Só preciso que você esteja disposto a aprender, a educar sua equipe, a mudar suas políticas, cardápios, ambientes de trabalho, treinamentos escolares, espaços para eventos", disse Jo.