Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sequência 'Poderoso Chefão' poderia ter elenco bem diferente

24 jun 2014 - 11h23
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Elenco de 'O Poderoso Chefão' poderia ter sido totalmente reformulado
Elenco de 'O Poderoso Chefão' poderia ter sido totalmente reformulado
Foto: Divulgação

A trilogia O Poderoso Chefão, um dos filmes mais aclamados de todos os tempos, foi o pontapé inicial na carreira de muitos que hoje são considerados grandes atores. Al Pacino, em especial, teve grande atuação no primeiro filme, se consagrando na segunda parte do longa. 

Mas poderia ter sido diferente. O jornal Daily Mail teve acesso aos documentos de seleção dos atores para os papéis do filme e divulgou mudanças importantes que poderiam ter acontecido nos personagens. Vito Corleone, por exemplo, interpretado magistralmente por Marlon Brando, poderia ter sido incorporado pelo lendário ator Laurence Olivier. O ítalo-americano Frank de Kova também estava no páreo, mas o papel acabou ficando nas mãos de Brando mesmo. 

Michael Corleone, talvez o personagem mais importante da carreira do hoje veterano Al Pacino, esteve muito perto de ser vivido por um grande parceiro seu, Robert De Niro. O ator era favorito antes da seleção, e teria ficado chocado ao descobrir que havia perdido o papel. Francis Coppola, diretor do filme, porém, não queria perdê-lo, e resolveu lhe entregar a missão de viver o jovem Vito Corleone na segunda parte, atuação que lhe rendeu um Oscar de melhor ator coadjuvante no ano seguinte. 

Laurence Oliver disputou papel de Vito Corleone até o último segundo
Laurence Oliver disputou papel de Vito Corleone até o último segundo
Foto: Divulgação

Outros atores que concorreram ao protagonismo de Michael foram Dustin Hoffman, o ídolo adolescente dos anos 1950 Scott Marlowe e, ironicamente, James Caan, que acabou como irmão mais velho de Michael, Sonny. 

A ironia está no fato de que, na história, Sonny é o favorito de Vito para substituí-lo, já que é o irmão mais velho e com espírito maior de liderança. Michael, que não tinha interesse algum no trono dos Corleone, acaba surgindo no meio do filme para "roubar" a vaga de Sonny. 

Dustin Hoffman: um dos favoritos ao papel de Michael Corleone
Dustin Hoffman: um dos favoritos ao papel de Michael Corleone
Foto: Divulgação

Mas até mesmo o papel do Corleone mais velho esteve em risco para James Caan. Coppola chegou a considerar a inclusão de John Saxon à disputa do personagem, que acabou, como sabemos, sendo vencida por Caan. 

Conselheiro de Michael e papel que tornou Robert Duvall famoso, Tom Hagen também esteve perto de um destino diferente. Ben Piazza e Peter Donat eram os grandes favoritos de Coppola, que acabou sendo convencido pelas habilidades mostradas por Duvall nas audições. Donat, no entanto, não ficou fora do filme, tendo recebido um pequeno mas importante papel na segunda parte da história. 

Obviamente, Francis Coppola acabou confirmando o sucesso de suas escolhas, que foram fundamentais para levar O Poderoso Chefão ao posto de segundo filme mais importante do cinema americano, atrás apenas de Cidadão Kane.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade