Sean Penn, atual vencedor do Oscar, completa 49 anos
Dono de dois Oscars, Sean Penn completa 49 anos, nesta segunda-feira (17), como um dos queridinhos da América. Nasceu em 17 de agosto de 1960 na cidade de Santa Mônica, na Califórnia. Filho do diretor de cinema Leo Penn e da atriz Eileen Ryan, o meio artístico foi quase como uma obrigação para o ator.
E foi seu pai o responsável pela sua primeira aparição. Aos 14 anos fez uma pequena ponta na série de TV Little House on the Prairie, dirigida por Leo Penn. Aos 21 anos sua carreira começou a ser traçada, no filme Toque de Recolher (1981) e Picardias Estudantis (1982).
Mas o que realmente colocou o ator nos holofotes foi seu relacionamento com a cantora Madonna, em 1985. Tumultuado, o romance foi marcado com diversas polêmicas, entre elas o incidente em que Sean foi preso por agredir um fotógrafo, que tirava foto do casal. Os dois se separaram em 1989 e até hoje o ator se recusa a falar com a cantora.
Foi a partir daí que Sean precisou reconstruir sua carreira. As grandes atuações em O Pagamento Final (1993) e Os Últimos Passos de um Homem (1995), que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar, devolveram o ator para os destaques.
Recebeu ainda mais quatro indicações na categoria de melhor ator, por Poucas e Boas (1999), Uma Lição de Amor (2001), e os dois em que foi premiado, Sobre Meninos e Lobos (2003) e Milk - A Voz da Igualdade, (2008).
Sean chamou a atenção também como diretor, em A Promessa (2001) e Na Natureza Selvagem, além do forte envolvimento com a política. Em 2002 chegou a pagar US$ 56 mil para publicar uma carta, no jornal Washington Post, pedindo o fim da violência e da guerra declarada pelo governo norte-americano contra o Iraque.