Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Mestre do Samba': famosos lamentam morte de Arlindo Cruz

Cantor, que era um dos grandes nomes do samba, faleceu nesta sexta-feira, 8

8 ago 2025 - 16h06
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O sambista Arlindo Cruz faleceu aos 66 anos nesta sexta-feira, 8 de agosto de 2025, devido a complicações de saúde decorrentes de um AVC sofrido em 2017; famosos e fãs lamentaram sua partida, destacando seu legado para o samba e a música brasileira.
Famosos lamentam a morte de Arlindo Cruz: ‘Legado eterno’:

O cantor Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira, 8, aos 66 anos. A informação foi confirmada pela família do sambista. Ele havia sofrido um acidente vascular cerebral hemorrágico em 2017. Famosos e artistas lamentaram a morte. 

Na publicação feita pela família nas redes sociais, celebridades como Adriane Galisteu, Leandra Leal, Marcelo Adnet, Duquesa, Heloisa Périssé, Thiago Martins e entre outros prestaram suas homenagens. O filho do cantor, Arlindinho, postou uma imagem ao lado do pai e dedicou apenas uma palavra: "Valeu".   

A apresentadora Ana Maria Braga disse, em seu perfil do Instagram, ter recebido a notícia com tristeza. “Um mestre do samba, que deixou sua marca com talento, alegria e alma. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos que foram tocados por sua música. Que descanse em paz”, escreveu. 

Rafael Portugal lamentou o ocorrido e citou interesses em comum com o artista. “Arlindo Cruz partiu… e eu tô aqui lembrando o quanto ele foi gigante na arte de compor, coisa que eu gosto muito de fazer também. Tô longe de ser o Arlindo, mas sempre tive ele como referência. [...] Obrigado Arlindo por tanto”, escreveu. 

Zeca Pagodinho publicou um vídeo em homenagem ao colega de música. "Morre hoje o meu compadre, meu parceiro e meu amigo Arlindo Cruz! Que Deus te receba de braços abertos! Sofreu muito e agora merece descansar um pouco! Vá com Deus, meu compadre!", escreveu.  

"Maestro do bem. Muito obrigada por tua luz", escreveu Thiago Iorc. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luana Carvalho (@luanacarvalhoaqui)

Neguinho da Beija-Flor chamou Arlindo de "meu amigo e parceiro". "Sempre serei fã do seu dom único de compor e da sua forma inigualável de cantar. Você deixa uma saudade enorme no mundo do samba.

Obrigado por cada momento, ensinamento, representatividade e legado que você deixou para o nosso samba. Que Papai do Céu te receba em muita luz. Descanse em paz, meu amigo. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos que tiveram a honra de compartilhar essa caminhada e sentir a força da sua arte", disse em uma mensagem. 

"Agora descansa. Tua história foi lindamente contada nessa tua passagem por aqui. O Samba agradece. Carinho para tua família que tanto amor deu e recebeu", dedicou Serginho Groisman. 

Mumuzinho disse, em uma mensagem, que hoje o samba "chora" com a partida de Arlindo e que o legado dele é eterno. "É difícil encontrar palavras pra descrever a dor de perder um mestre, um amigo, um pai na música e na vida como o Arlindo Cruz. Ele não foi só um artista gigante, ele foi uma entidade, um cara que quebrou barreiras e me ensinou a cantar tudo o que eu gosto, sem medo de experimentar. Lembro de cada risada nos bastidores do Esquenta, das suas piadas, da sua simplicidade que era do simples ao sensaciona", escreveu. 

"Ele dividia a luz dele com todo mundo, sempre generoso, sempre respeitando os novos artistas. Era uma alegria estar ao lado dele, aprender com ele. A gente se sentia parte da família, sabe? A forma como ele acolhia a gente...Tudo o que eu canto hoje tem um pedacinho do Arlindo. Ele tocou a alma de tanta gente com as suas canções, falando de amor de um jeito único, mas também de tudo que a vida traz. O legado dele é eterno, e a gente vai continuar cantando os hinos que ele nos deixou, pra sempre. Descanse em paz, meu padrinho. Sua luz vai continuar iluminando o nosso caminho", concluiu. 

Caramelo do grupo Turma do Pagode afirmou que o Brasil perdeu uma de suas maiores referências. "Arlindo Cruz, obrigado por tudo, pelos ensinamentos, pelas composições, pelo seu jeito de tocar banjo e nos ensinar e motivar a querer aprender esse instrumento fantástico! Descanse, mestre! Deus te recebe de braços abertos!", disse. 

"Arlindo Cruz serenou. Poeta do povo, gênio da cultura popular! A música brasileira perde um pouco da sua beleza, sempre presente nas canções desse ídolo querido. Que sorte tive eu de poder viver seu tempo e ter a honra de dividir o palco com ele. Meus sentimentos a Bárbara, ao meu querido Arlindinho, todos os familiares, amigos e admiradores desse cara fantástico. Descanse em paz mestre. Você merece!", escreveu Lucio Mauro Filho. 

"Descanse em paz, mestre! O samba nunca será o mesmo sem você, Arlindo. Obrigado por tudo que você nos ensinou com amor, melodia e verdade", afirmou Miguelzinho do Cavaco. 

Bruno Cardoso, do grupo Sorriso Maroto, também publicou uma homenagem. "Grande Mestre, padrinho, amigo, generoso professor… poderia usar um milhão de adjetivos pra você. Você estendeu a mão e cantou com o Sorriso Maroto quando todos torciam o nariz. Você compôs pra nós quando ninguém acreditou. Você gravou banjo nas produções musicais que dirigi mesmo sem você precisar lá estar. Eu poderia escrever um livro com as nossas histórias. Não houve uma vez se quer que estar ao seu lado não fosse no mínimo extraordinário. Obrigado por tanto meu amigo. O seu legado será pra toda eternidade", disse. 

"Vai em paz irmão! Obrigado por tudo! O samba te agradece!", escreveu o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. 

O governo do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também lamentou o ocorrido. "O mundo do samba, o Rio de Janeiro e o Brasil estão de luto. Perdemos Arlindo Cruz, um artista símbolo da nossa cultura, que foi e será sempre lembrado pelas suas composições e sua voz marcante, que atravessam gerações. Seu legado para a música brasileira é inestimável", afirmou. 

"Poeta, Arlindo Cruz imprimiu na sua obra o jeito de ser do povo do Rio, transmitindo a mensagem de esperança e alegria para todo brasileiro. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos os fãs. O samba perde um mestre, mas as músicas de Arlindo continuarão tocando em nossos corações", concluiu. 

Morre Arlindo Cruz

Morre o cantor e compositor Arlindo Cruz ao 66 anos no Rio de Janeiro:

Arlindo Cruz morreu aos 66 anos nesta sexta-feira, 8. O cantor lidava com graves sequelas de um AVC sofrido em 2017 e estava internado desde março para tratar uma bactéria resistente em decorrência de uma pneumonia. 

A família afirmou que Arlindo "foi um poeta do samba, um homem de fé, generosidade e alegria, que dedicou sua vida a levar música e amor a todos que cruzaram seu caminho. Sua voz, suas composições e seu sorriso permanecerão vivos na memória e no coração de milhões de admiradores".

O comunicado, divulgado nas redes sociais do artista e dos seus filhos, agradece as mensagens de carinho e exalta a carreira de Arlindo. "Parte deixando um legado imenso para a cultura brasileira e um exemplo de força, humildade e paixão pela arte. Que sua música continue ecoando e inspirando as próximas gerações, como sempre foi seu desejo."

Babi Cruz, esposa do cantor, contou em meados de julho que Arlindo já não respondia mais a estímulos e disse que ele estava "cada vez mais distante".

O sambista convivia com graves sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico sofrido em março de 2017. O derrame aconteceu enquanto o sambista tomava banho, ele foi socorrido e foi internado em um hospital particular na zona sul do Rio de Janeiro.

Arlindo Cruz perdeu os movimentos de boa parte do corpo e teve a fala comprometida. Em diversas entrevistas ao longo dos anos, a esposa e os filhos do cantor disseram que ele interagia e era capaz de compreender o que os outros diziam. Após o AVC, o artista passou por internações recorrentes devido à saúde fragilizada.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade