Ravi Shankar morre aos 92 anos
O tocador de cítara - cuja filha é a cantora Norah Jones de 33 anos - faleceu ontem (11.12.12) , depois de passar por uma cirurgia de válvula cardíaca na semana passada.
Em um comunicado emitido esta manhã (12.12.12), sua família disse: ''É com grande tristeza que a Fundação Ravi Shankar e a East Meets West Music anuncia a morte do maestro Ravi Shankar, em 11 de dezembro de 2012, perto de sua casa no sul da Califórnia. Ele havia sofrido de problemas do trato respiratório superior e do coração durante o ano passado, e passou por cirurgia cardíaca de substituição de uma válvula na última quinta-feira [06 de dezembro]. Embora a cirurgia foi bem sucedida, a recuperação provou ser muito difícil.''
Ravi ensinou o guitarrista do The Beatles, George Harrison, a tocar a cítara, e ele foi descrito pelo falecido músico - que morreu em novembro de 2001 - como o ''padrinho da música do mundo''.
Vencedor de três Grammys, ele foi creditado por deixar a música clássica indiana mais popular entre o público internacional, depois de sair em turnê na Europa e os EUA na década de 1950.
Ele lançou seu último álbum, 'Living Room Sessions - Part 1', no início deste ano e realizou seu último show no dia 4 de novembro, em Long Beach, Califórnia.
Ravi deixa a esposa Sukanya e filhas Norah e Anoushka Shankar Wright.
Sukanya e Anoushka acrescentaram em um comunicado: ''É com o coração pesado que escrevemos para informar que Pandit Ravi Shankar, marido, pai, e alma musical faleceu hoje, 11 de dezembro de 2012. Como todos sabem, a sua saúde ficou frágil nos últimos anos e, na quinta-feira, ele foi submetido a uma cirurgia que poderia ter potencialmente lhe dado um novo sopro de vida. Infelizmente, apesar dos melhores esforços dos cirurgiões e médicos que cuidaram dele, seu corpo não foi capaz de suportar a tensão da cirurgia. Nós estávamos ao seu lado quando ele faleceu.''