Quem era? Atriz de 'Tieta' morreu aos 77 anos de forma trágica; saiba a causa
Com mais de 40 anos de carreira, famosa atriz da novela 'Tieta' morreu em 2004, aos 77 anos, de forma trágica; saiba detalhes!
A atriz Miriam Pires morreu em 2004, aos 77 anos. A estrela interpretou a a Dona Milu na novela "Tieta", que foi reprisada recentemente no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo.
A estrela, que possui um currículo extenso e muitos trabalhos nas telinhas, não resistiu após uma infecção atingir o cérebro. Miriam interpretava Clementina em "Senhora do Destino" (2004) quando faleceu vítima de toxoplasmose.
Vale lembrar que, na época, Mirim ficou dois meses internada em uma clínica da zona sul do Rio de Janeiro. A morte da atriz causou repercussão e comoveu os telespectadores.
Causada por um protozoário, a toxoplasmose é uma infecção que pode atingir o sistema nervoso central e órgãos vitais, incluindo pulmões, fígado e coração. No caso de Pires, a doença afetou o cérebro.
Carreira de Mirim Pires
Com mais de 40 anos de carreira, Miriam Pires construiu uma trajetória sólida. Sua primeira aparição na televisão aconteceu em 1963, na minissérie Nuvem de Fogo.
Dona do famoso bordão "Mistéééério!", Miriam brilhou em novelas icônicas, como Irmãos Coragem (1970), Baila Comigo (1981), Tieta (1989) e Pedra sobre Pedra (1992). No SBT, a famosa protagonizou a trama Meus Filhos, Minha Vida (1984), e também esteve na extinta Rede Manchete, em sucessos como Xica da Silva (1996).
Antes de se destacar na televisão, Miriam passou pelo teatro amador e profissional, tendo integrado o elenco de companhias importantes no Rio de Janeiro. Formou-se em artes dramáticas no Teatro Municipal e foi dirigida por nomes como Ziembinski e Paulo Autran.
Ela também teve uma presença significativa no cinema, trabalhando com grandes cineastas, como Bruno Barreto (69) e Hector Babenco (1946-2016). Seu papel no filme Chuvas de Verão (1977) foi um dos mais marcantes, rendendo-lhe prêmios de melhor atriz.